As Maias, meninas vestidas de branco e com adornos de flores silvestres, voltam às ruas de Beja, no sábado, na Festa das Maias deste ano, uma tradição romana com 2.000 anos para festejar a primavera.
Segundo a promotora, a Associação para a Defesa do Património Cultural da Região de Beja, a Festa das Maias vai decorrer durante a manhã, na zona das Portas de Mértola, onde as Maias vão estar nos seus tronos, “pedindo um tostãozinho”.
Na festa deste ano, que vai ser animada pelo músico João Cataluna e os grupos Meninos em Cante e de Danzas La Encina, às Maias de Beja vão juntar-se, como convidadas, as Maias da localidade espanhola de Olivença, que já foi portuguesa e também mantém a tradição.
Através da Festa das Maias, dedicada à Bona Dea ou Maia, a deusa romana da fertilidade e da virgindade e que dá o nome ao mês de maio, o mês da Maia ou da floração, as Maias saiam para as ruas de Beja no início de maio para festejar a primavera, o renascer da natureza e a riqueza que há de vir com as colheitas.