Festa das Maias volta às ruas de Beja este sábado

Data:

As Maias, meninas vestidas de branco e com adornos de flores silvestres, voltam às ruas de Beja, no sábado, na Festa das Maias deste ano, uma tradição romana com 2.000 anos para festejar a primavera.

Segundo a promotora, a Associação para a Defesa do Património Cultural da Região de Beja, a Festa das Maias vai decorrer durante a manhã, na zona das Portas de Mértola, onde as Maias vão estar nos seus tronos, “pedindo um tostãozinho”.

Na festa deste ano, que vai ser animada pelo músico João Cataluna e os grupos Meninos em Cante e de Danzas La Encina, às Maias de Beja vão juntar-se, como convidadas, as Maias da localidade espanhola de Olivença, que já foi portuguesa e também mantém a tradição.

Através da Festa das Maias, dedicada à Bona Dea ou Maia, a deusa romana da fertilidade e da virgindade e que dá o nome ao mês de maio, o mês da Maia ou da floração, as Maias saiam para as ruas de Beja no início de maio para festejar a primavera, o renascer da natureza e a riqueza que há de vir com as colheitas.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.