Tesouros nacionais do Museu Nacional de Arqueologia exibidas em Madrid

Data:

O Museu Nacional de Arqueologia (MNA) emprestou 20 peças do seu espólio para a exposição ‘Un brindis por el príncipe’, patente a partir no Museu Regional de Arqueologia da Comunidade de Madrid, em Alcalá de Henares. A exposição apresenta pela primeira vez “um excecional achado arqueológico recente, o de um crânio que apresenta faixas pintadas com cinábrio (sulfeto de mercúrio)”, segundo informação do MNA enviada à agência Lusa.
Das vinte peças expostas em Alcalá de Henares, nove são classificadas como “tesouros nacionais”. Trata-se de peças arcaicas de ouro, três brincos, duas espirais, dois aros, um braçal de arqueiro e um diadema, provenientes do conjunto sepulcral da Quinta da Água Branca, em Vila Nova de Cerveira, no distrito de Viana do Castelo.
Entre as outras peças há um conjunto de vasos de cerâmica provenientes da necrópole da Quinta do Anjo, em Palmela, no distrito de Setúbal, nomeadamente duas taças campaniforme.
A exposição inclui ainda imagens dos vasos de Alapraia e de S. Pedro do Estoril, das coleções da Câmara de Cascais, que “aparecem representados em diferentes suportes gráficos”.

A cultura do vaso campaniforme remonta ao terceiro milénio antes de Cristo e terá tido origem na região da Estremadura portuguesa, junto do rio Tejo, sendo caracterizada pela produção de vasos de cerâmica decorados e em forma de sino.
Esta cultura chegou à Grã-Bretanha, Sicília e Polónia e a toda a Europa central.
O museu em Alcalá de Henares, a cerca de 35 quilómetros de Madrid, traça o percurso do estabelecimento humano naquela região espanhola, desde a chegada dos primeiros humanos, as primeiras sociedades produtoras, a ocupação romana, a Idade Média e a transferência da corte espanhola para Madrid, a partir de Valladolid, e inclui uma secção dedicada à arqueologia como ciência e a sua presença na Comunidade Autónoma de Madrid.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.