Instituto Camões nomeia coordenador adjunto para ensino de português na Califórnia

Data:

O Camões-Instituto da Cooperação e da Língua (Camões, I.P.) nomeou o professor Duarte Pinheiro como coordenador adjunto de ensino de português na Califórnia, um reforço que irá “dinamizar de uma maneira mais robusta” as atividades do instituto, afirmou Luís Faro Ramos.
Segundo o presidente do Camões, I.P., a nomeação de um coordenador “permitirá à rede funcionar de uma maneira mais abrangente”, em concertação com o coordenador do ensino de português que está em Boston, João Caixinha, o consulado geral de Portugal em São Francisco e o consulado honorário em San Diego.

Instituto Camões
Duarte Pinheiro é diretor da cátedra Ana Hatherly do Instituto Camões na Universidade da Califórnia, Berkeley

O novo responsável é o diretor da cátedra Ana Hatherly do Instituto Camões na Universidade da Califórnia, Berkeley, e vai acumular com a coordenação adjunta das iniciativas de promoção da língua portuguesa na Costa Oeste.
O objetivo é conseguir “mais alunos, mais certificação, mais apetência” pela aprendizagem do português, naquele que é o Estado com mais luso-americanos de todo o país. “Tentamos chegar à nossa diáspora, é uma prioridade assumida em permanência”, referiu o presidente do Instituto Camões, referindo também o objetivo de “chegar a outros públicos”.
O professor Duarte Pinheiro “já está na Califórnia há algum tempo” e conhece bem o território, sendo que “agora vai ter os meios para se movimentar e promover de maneira mais abrangente o ensino da língua”.
O novo coordenador já tinha trabalhado com o instituto em Itália durante vários anos e vem ocupar uma função que “há muito tempo” estava a ser solicitada na Costa Oeste.
Com uma comunidade luso-americana contabilizada em mais de 346 mil pessoas de origem portuguesa, de acordo com o censo de 2010, Luís Faro Ramos acredita que existe “um potencial gigante” para aumentar o número de alunos de português naquele estado norte-americano. “Os indicadores são promissores”, sublinhou o responsável, considerando que a presença de um coordenador adjunto na Costa Oeste “vai ser um valor acrescentado”.
Uma vertente do trabalho será o reforço da abertura de centros de exames NEWL – National Examinations in Work Languages, que inclui o português como uma das línguas críticas, tendo sido aberto em março um novo centro na universidade estadual de San Diego.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.