Exposição ‘Cravos e Veludo’ reune artistas portugueses e chegos para celebra o 25 de Abril

Data:

Artistas portugueses e checos vão celebrar a democracia e a liberdade de expressão conquistadas pelas revoluções dos dois países na exposição ‘Cravos e Veludo’, que é inaugurada a 29 de abril em Praga, na República Checa.
A mostra de arte contemporânea é uma iniciativa de intercâmbio cultural entre Portugal e a República Checa que pretende promover as relações históricas e culturais, tendo por mote a Revolução dos Cravos, a 25 de Abril de 1974, e a Revolução de Veludo, a 17 de Novembro de 1989.
A Galeria Municipal da Cidade de Praga, onde a exposição irá estar patente este ano, referiu à Lusa que em 2020, será apresentada em Portugal, no Museu Nacional de Arte Contemporânea-Museu do Chiado, com inauguração agendada para o 25 de Abril.
Sandra Baborovska e Adelaide Ginga são as curadoras das exposições realizadas em parceria e que fazem uma analogia comparativa entre a arte portuguesa e a arte checoslovaca produzida no período entre 1968 e 1989.
Serão apresentados trabalhos de artistas da antiga Checoslováquia nas suas diversas respostas ao regime totalitário, nomeadamente Adriena Šimotová, Eva Kmentová, Jiří Kovanda, Petr Štembera, Jan Mlčoch, Milão Knížák, Jiří Kolář, Václav Havel, Júlio Koller, Ľubomír Ďurček, entre outros, em diálogo com os contemporâneos portugueses à época, como Helena Almeida, Lourdes Castro, Ana Vieira, Ana Hatherly, Fernando Calhau, Alberto Carneiro, Manuel Alves, Silvestre Pestana, entre outros.
A exposição será apresentada em diversos suportes, desde a pintura, desenho, escultura, fotografia, instalação, vídeo e performance, e contemplará também uma jovem geração de artistas pós-revolução que reflete sobre este passado recente, como Zbyněk Baladrán e Ana de Almeida.
O projeto inclui a publicação de um catálogo trilingue – em checo, português e inglês – com cerca de 200 páginas, reunindo imagens e textos científicos das curadoras, e do historiador checo Pavel Szobi, que tem estudado as relações político-económicas entre a Checoslováquia e Portugal durante as décadas de 1970 e 1980.
‘Cravos e Veludo’ ficará patente até 29 de setembro de 2019, na Galeria da Cidade de Praga, localizada no segundo piso do edifício da Biblioteca Municipal da capital.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.