Rui Lucas é o português que morreu no Sri Lanka e estava em lua-de-mel

Data:

Tinha cerca de 30 anos e estava com a mulher em lua-de-mel no Sri Lanka desde o início da semana.
O casal estava hospedado no Hotel Kingsbury, em Colombo, um dos alvos dos ataques bombistas ocorridos na manhã deste domingo de Páscoa e que causaram até ao momento mais de 200 mortos.
Rui Lucas era técnico de automação e energia numa empresa e vivia há anos com a mulher com quem casou na semana passada.
Ao jornal ‘Diário de Notícias’, o patrão de Rui Lucas afirmou que “era uma pessoa com um coração enorme, extremamente profissional e muito amigo”.
O secretário de Estado das Comunidades, José Luís Carneiro, falou ainda de manhã com a mulher da vítima e garantiu-lhe todo o apoio possível.
Segundo o jornal ‘Observador’, a cônsul portuguesa no Sri Lanka, Preenie Pine, está a dar apoio à portuguesa e a tentar colocá-la num voo de regresso assim que for possível, já que voos estiveram suspensos naquele país.
José Luís Carneiro assegurou que o Estado português vai assumir a marcação e o pagamento da viagem de regresso, assim como a transladação do corpo e os custos a ela associados.

Governo desaconselha viagens

Ainda esta manhã, o Ministério dos Negócios Estrangeiros divulgou uma mensagem onde desaconselha deslocação ao Sri Lanka devido aos atentados que aconteceram naquela ilha.
“Devido ao atentado no domingo 21 de abril de 2019, desaconselham-se todas as viagens ao Sri Lanka até publicação de novo aviso”, lê-se na mensagem publicada no Portal das Comunidades Portuguesas na internet.
Contactado pela Lusa, o secretário de Estado das Comunidades lamentou a morte de um cidadão português nas explosões ocorridas no Sri Lanka, avançando que estão a tentar contactar os portugueses que se encontram no país, embora não haja conhecimento de mais vítimas.
De acordo José Luís Carneiro, existem 10 portugueses com residência inscrita na embaixada de Portugal em Nova Deli, e até agora os únicos contactos que o gabinete de emergência teve foi das duas famílias cujos familiares estavam em turismo na ilha.
“Para já, não temos quaisquer informações que suscitem preocupação. O que ocorre nestes casos é o contacto das famílias com o gabinete de emergência consular. Estamos a fazer uma despistagem para procurar contactar as famílias que estão inscritas no serviço consular de Nova Deli”, disse.
O primeiro alerta de explosão foi dado às 8h45 (3h15 em Portugal continental e foram oito as explosões dos ataques, que ainda não foram reivindicados
A capital, Colombo, foi hoje alvo de cinco explosões: em quatro hotéis de luxo e uma igreja.
Duas outras igrejas foram também alvo de explosões, uma em Negombo, a norte da capital e onde há uma forte presença católica, e outra ao leste do país.
A oitava e última explosão teve lugar num complexo de vivendas na zona de Dermatagoda.
Até agora foram contabilizadas 207 vítimas mortais e 450 feridos, com as vítimas a serem de 27 nacionalidades, entre os quais o português Rui Lucas.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.