A iniciativa gastronómica ‘Dias à Mesa’, promovida pelo município de Vila Nova de Famalicão é uma das atrações da Festa de Maio – Flores e Trocas, que decorre nos dias 8, 10, 11 e 12 de maio.
Os rojões, prato tipicamente minhoto, são a proposta para aquele fim-de-semana “que promete atrair muitos turistas ao território, conjugando os melhores paladares com uma agenda cultural diversificada e animada, proporcionando uma experiência completa dos sentidos”, convida a autarquia famalicense.
A iniciativa ‘Dias à Mesa’ “Dias à Mesa” arrancou no Carnaval, com o cozido à portuguesa, e regressa agora tendo os rojões como iguaria.
Ao longo do ano serão oito fins-de-semana gastronómicos sempre associados a eventos culturais e desportivos do município.
Para além da ‘Casa Pêga’, restaurante tradicional com seis décadas de existência, participam ainda nesta edição os restaurantes ‘Colina do Ave’, ‘Fondue’, ‘O Tosco’, ‘O Prato’, ‘Outeirinho’, ‘Porta Enxerto’ ‘Sara Cozinha Regional’ e ‘Torres’.
“Os turistas que participarem na iniciativa usufruem de um desconto de 10 por cento no período correspondente nas casas de alojamento aderentes”, informa ainda a autarquia.
Enquanto a a Feira das Trocas se destaca pelas exposições de gado bovino, o mercado de produtos típicos da região e tabernas populares, a festa da flor é marcada pela batalha das flores, uma tradição secular que embeleza e perfuma toda a cidade.
A animação essa é garantia com espetáculos e atividades culturais e musicais.
A programação dos ‘Dias à Mesa’ disponível em https://www.famalicao.pt/_dias_a_mesa
Em maio há dias à mesa com rojões em Vila Nova de Famalicão
