Cem livros de literatura infantil autografados vão chegar às crianças de Moçambique, afetadas pelo ciclone Idai
Cem exemplares autografados dos livros ‘Chovia ouro no bosque’ e ‘A princesinha dos bordados de ouro’, do escritor português Alexandre Parafita vai ser entregues a crianças de Moçambique “que viram as suas pequenas bibliotecas escolares ser destruídas pelo ciclone Idai”, contou o escritor ao ‘Mundo Português’.
A iniciativa da Porto Editora e do escritor Alexandre Parafita é “uma doação simbólica”, em resposta aos apelos da UNICEF “para que possa voltar ao normal a vida das crianças moçambicanas”, explicou ainda.
Alexandre Parafita disse que foi uma das imagens veiculadas pelos meios de comunicação, que o levou-o a avançar com este projeto.
“Eram crianças que, nas imagens difundidas, são vistas a chafurdar nos destroços dos edifícios escolares destruídos, procurando recuperar livros e cadernos esfarrapados pela violência das inundações”, contou.
O escritor avançou ainda que a entrega destas obras de literatura infantil será assegurada pelo Departamento Internacional da Porto Editora
No frontispício de cada uma das obras autografadas, o escritor deixou uma mensagem manuscrita: “Nas mãos de uma criança, um livro é sempre um raio de luz que reacende a esperança num amanhã melhor”.
As duas obras escolhidas para esta doação têm, nos seus conteúdos, “mensagens luminosas para os pequenos leitores, em especial na asseveração de que perante as agruras da vida, há desafios esperançosos que, tocados pelo sonho, abrem sempre novos caminhos para a felicidade”, assinala o autor.