Portugal reforça ensino do português na província sul-africana de Gauteng

Data:

O Governo português assinou ontem com as autoridades de Gauteng um memorando de entendimento que alarga o ensino do português naquela província onde vive a maior comuniade portuguesa na África do Sul.
“Este memorando de entendimento com as autoridades educativas do estado do Gauteng permite entrar numa nova era do ensino do português na África do Sul, porque permite alcançar objetivos que são estratégicos”, afirmou à agência Lusa o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.
José Luís Carneiro explicou que o memorando prevê o alargamento da oferta da língua portuguesa ao ensino básico nas escolas públicas sul-africanas, quando até agora apenas existia no ensino secundário.
Com mais de 14 milhões de habitantes, a província de Gauteng é a mais populosa da África do Sul e também aquela onde vivem mais portugueses.
“Garantir o ensino da língua portuguesa do básico ao secundário permite criar um canal de comunicação que cria outra atratividade para as famílias, não apenas portuguesas, e lusodescendentes, mas também para os sul-africanos”, disse José Luís Carneiro, que viajou àquele país acompanhado por Luís Faro Ramos, presidente do Camões – Instituto da Cooperação e Língua
O orçamento do Instituto Camões para o ensino do português em toda a África do Sul “anda muito próximo de 1,5 milhões de euros”, revelou o secretário de Estado.
No âmbito do memorando, as autoridades sul-africanas comprometem-se a disponibilizar o apoio em termos de organização e de logística – salas de aula e recursos didático-pedagógicos – nas escolas onde é garantida a oferta da língua portuguesa.
Outro dos compromissos assumidos pela província de Gauteng passa por “aceitar que os professores sul-africanos possam obter formação em língua portuguesa, tendo em vista dar resposta à procura da língua portuguesa por parte dos sul-africanos”, revelou ainda José Luís Carneiro.
O governante português visita nesta deslocação à África do Sul as cidades de Joanesburgo, Pretória e Cidade do Cabo, onde manterá contactos com a comunidade e associações portuguesas e com autoridades sul-africanas.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.