Parlamento aprova votos de pesar pelas mortes da cantora Dina e escritora Menéres

Data:

A Assembleia da República aprovou hoje, por unanimidade, votos de pesar do CDS-PP pelas recentes mortes da cantora Dina e do PS pelo falecimento da escritora Maria Alberta Menéres.

No voto sobre a cantora Dina, o CDS-PP refere que, “ao longo dos seus mais de 30 anos de carreira, com vários discos em seu nome e muitas outras composições para outros artistas, caracterizou-se pela seriedade, pela discrição, pela espontaneidade e pela coragem, não se mascarando ou procurando passar por quem não era ou cantando estilos que não o seu”.

No voto apresentado pelos democratas-cristãos é também referido que, nos anos 90, Dina musicou e interpretou o hino do CDS – “Para a voz de Portugal ser maior”, com letra de Rosa Lobato Faria) – e da Juventude Popular.

“Num Portugal diferente do de hoje, a coragem de Dina, que se assumia como uma humanista, multiplica a admiração que lhe é devida”, conclui-se no documento.

Já no voto do PS sobre a morte da escritora e professora Maria Alberta Menéres, frisa-se que foi pioneira da literatura infantil e juvenil em Portugal.

“De 1974 a 1986 foi diretora do Departamento de Programas Infantis e Juvenis da RTP, tendo sido autora e produtora de inúmeros programas televisivos para crianças e jovens. Nesse ano criou ainda o conceito do Pirilampo Mágico, campanha de caráter solidário que ainda hoje se mantém. Foi assessora do provedor de Justiça, de 1993 a 1998, sendo da sua responsabilidade as primeiras linhas de apoio a Crianças e Idosos em Portugal. Fez traduções, adaptações, dezenas de peças de teatro, para além de uma sólida obra de poesia adulta com 15 livros publicados”, aponta-se no voto de pesar da bancada socialista.

O PS salienta ainda que Maria Alberta Menéres “publicou mais de uma centena de livros infantis e juvenis, dos quais se destacam títulos como Conversas com versos, O poeta faz-se aos 10 anos ou o destacadíssimo Ulisses, que conta já com 45 edições e mais de um milhão de exemplares vendidos”.

“Em 1986 recebeu o Grande Prémio Gulbenkian de Literatura para Crianças e em 2010 foi agraciada com a Ordem de Mérito Civil, no grau de Comendador”, acrescenta-se no texto sobre Maria Alberta Menéres.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.