Maioria dos melhores velejadores mundiais inscritos no Europeu de laser do Porto

Data:

Vinte e três dos 25 melhores velejadores do mundo vão competir entre 18 e 25 de maio no campeonato da Europa da classe laser, em vela, que se realiza no Porto.

Numa prova que é, também, de qualificação para os Jogos Olímpicos Tóquio2020, a inscrição de velejadores, segundo o diretor de prova, Diogo Barros, já “atingiu as 320 embarcações”, sendo que Portugal irá “competir com 30 velejadores”.

Apesar de ser um Europeu, a prova “é aberta a todos os países”, mencionando o responsável pela organização do evento “a participação de 53, entres eles, os Estados Unidos, Ilhas Seicheles, China e a Austrália”.

Embora esteja agendada para meio de maio, a preparação da prova já decorre, tendo Diogo Barros revelado que alguns velejadores treinam “desde a semana passada nos dois campos de regatas [ao largo de Vila Nova de Gaia/Porto e de Matosinhos]”.

O antigo velejador olímpico português Gustavo Lima marcou presença na apresentação da prova, hoje no Porto, tendo alertado para a “dificuldade que é velejar” nos dois campos de regatas, “fruto do vento que é normal estar em maio” na região do litoral, e que dita “um grande esforço físico aos velejadores”.

Entre os velejadores portugueses que vão tentar qualificação para os Jogos Olímpicos de 2020 estará Carolina João, que integra o projeto “Esperanças olímpicas” da Federação Portuguesa de Vela.

“Vai ser uma ótima oportunidade para avaliar o nível a que estou”, afirmou Carolina João, destacando o “nível muito alto da prova” provocado pela “presença dos melhores velejadores do mundo” que querem aproveitar o facto de a competição ser de “preparação para Tóquio2020”.

Assumindo como primeiro objetivo “qualificar o país” para os Jogos Olímpicos, quer fazer ‘Frota de ouro’, que é classificar-se na primeira metade da tabela.

Diogo Barros acrescentou “haver vários” velejadores masculinos portugueses que “tentarão a qualificação olímpica no Europeu, entre eles Rui Silveira, Eduardo Marques e o Tomás Pires de Lima”, e nos quais “deposita toda a esperança” para representarem o país na prova.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.