Chegaram na terça-feira, 2 de abril, à cidade da Beira, Moçambique, cerca 900 mil doses da vacina contra a cólera, fornecidas pela Unicef e pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
A Unicef indica que “começará em breve” a campanha de vacinação, financiada pela pela Aliança Global para Vacinas e Imunização.
No início da semana o Ministério da Saúde de Moçambique confirmava a existência de 1.052 casos de cólera desde a passagem do ciclone Idai, um número que aumenta diariamente.
Do total de casos diagnosticados, 959 casos estão concentrados na cidade da Beira, seguindo-se a localidade Nhamatanda, onde se contabilizam até à data 87 casos. Até terça-feira tinham sido registadas duas mortes.
“A aquisição e distribuição de vacinas é uma das principais acções que a Unicef e os seus parceiros estão a levar a cabo para conter a disseminação da cólera, juntamente com o restabelecimento dos sistemas de tratamento de água e a distribuição de produtos para purificar água”, explica Michel Le Pechoux.
O Representante Adjunto da Unicef Moçambique afirma que as equipas de apoio humanitário “estão a agir rapidamente para sensibilizar as comunidades sobre os sintomas e os métodos de prevenção, incluindo práticas de higiene e a importante necessidade de vacinação, particularmente nas condições actuais que incluem água estagnada e sobrelotação em abrigos temporários”.
A Unicef estima que três milhões de pessoas, das quais mais da metade são crianças, precisem urgentemente de assistência humanitária em Moçambique, no Malawi e no Zimbabwe após a passagem do ciclone Idai, considerado o pior desastre a atingir esta região do continente africano em pelo menos duas décadas.
A Unicef lançou um apelo de 122 milhões de dólares para apoiar crianças e famílias afectadas pela tempestade nos três países durante os próximos nove meses.
Presentes em 190 países e territórios, a Unicef é a única organização da ONU que não recebe qualquer financiamento das Nações Unidas, e depende inteiramente de contribuições voluntárias.
Unicef enviou para a Beira 900 mil vacinas contra a cólera
