Celebração do 10º aniversário da canonização de São Nuno de Santa Maria em Porto de Mós

Data:

O programa do próximo sábado, em Porto de Mós, tem início pelas 18 horas com uma missa e veneração de Relíquias de São Nuno de Santa Maria na Igreja de São João.
Pelas 19h30 haverá espaço para uma receção aos convidados no Castelo de Porto de Mós com a atuação do Coro da Imaculada Conceição de Almeirim, dirigido pelo Maestro Armando Calado e uma exposição temporária de Armas intitulada “Armamento da Batalha Real de Aljubarrota”.

A sessão solene está marcada para as 19h45 e pelas 20 horas terá lugar a abertura oficial da “Sala D. Afonso, IV Conde de Ourém” e a apresentação da Exposição Permanente “D. Afonso, IV Conde de Ourém, Vulto Ilustre da História de Porto de Mós” a Cargo das Fundações D. Manuel II e Histórico-cultural Oureana.

Do programa faz também parte uma degustação de Sabores, bem como a reabertura oficial do Castelo de Porto de Mós e apresentação das obras de Requalificação, Acessibilidade e Inclusão do Castelo.

 

Nuno Álvares Pereira foi beatificado em 23 de Janeiro de 1918 pelo Papa Bento XV, pelo Decreto “Clementíssimus Deus”, e foi consagrado o dia 6 de Novembro ao, então, beato. Iniciado em 1921, em 1940 o processo de canonização foi interrompido por razões essencialmente políticas. Entretanto, em 1953, foi inaugurada a Igreja do Santo Condestável, sede da Paróquia do mesmo nome, em Campo de Ourique (Lisboa), que contou com a Procissão de Transladação das Relíquias desde o Largo do Carmo, no meio de honras militares e de um intenso entusiasmo popular (segundo testemunhos da época, mais de metade do povo de Lisboa esteve presente na consagração da Igreja e nas restantes cerimónias religiosas) e com a presença dos mais altos dignitários da Nação. Posteriormente, em 2004 o Processo foi reiniciado por vontade do Cardeal Patriarca de Lisboa, D. José da Cruz Policarpo.
No Consistório de 21 de Fevereiro de 2009 – ato formal no qual o Papa ordenou aos Cardeais para confirmarem os processos de canonização já concluídos -, o Papa Bento XVI anunciou para 26 de Abril de 2009 a canonização do Beato Nuno de Santa Maria. O processo referente a Nuno Álvares Pereira encontrava-se concluído desde a Primavera de 2008, noventa anos após sua beatificação.
D. Nuno Álvares Pereira foi canonizado como São Nuno de Santa Maria pelo papa Bento XVI às 9h 33min (hora de Portugal) de 26 de Abril de 2009.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.