Montemor-o-Velho promove arroz e lampreia durante dez dias

Data:

A Câmara de Montemor-o-Velho promove o arroz do Baixo Mondego e a lampreia durante dez dias, num festival em que o município iniciará também um caminho para a afirmação do arroz doce.

Entre sexta-feira e o dia 24, este município do distrito de Coimbra promove o Festival do Arroz e da Lampreia, num recinto com mais de três mil metros quadrados de área, onde haverá animação, tasquinhas e mostra de produtos endógenos e doçaria local.

Com o certame, a autarquia pretende “promover o arroz carolino e a lampreia do Baixo Mondego”, que em Montemor-o-Velho é confecionada “com uma receita própria”, afirmou o presidente da Câmara Municipal, Emílio Torrão, na conferência de imprensa de apresentação do evento, salientando que o festival é um momento para “colocar Montemor no mapa” e afirmar a gastronomia do concelho.

A grande novidade da edição deste ano será a “Maratona do Arroz Doce”, com doze horas de confeção ininterrupta, no sábado, entre as 12:00 e as 00:00, anunciou.

Para Emílio Torrão, esta iniciativa assinala o início de um caminho que o município quer trilhar para a afirmação do seu arroz doce, feito com arroz carolino do Baixo Mondego e leite de vaca da Gândara.

O recinto vai contar com 17 espaços de mercado, 13 espaços de artesanato, quatro tasquinhas e sete espaços de bar e petisqueira, para além de uma zona de cozinha ao vivo.

Entre 18 e o dia 21, a lampreia só é servida nas tasquinhas mediante encomenda.

Durante todo o mês, há seis restaurantes aderentes ao festival, que proporcionam pratos típicos da região.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.