Mistérios da Páscoa com 270 tradições em Idanha-a-Nova

Data:

A Câmara de Idanha-a-Nova lançou a agenda Mistérios da Páscoa, uma publicação que calendariza o conjunto de 270 tradições quaresmais e pascais que acontecem nas 17 freguesias do concelho, foi hoje anunciado.

Estas manifestações de religiosidade popular ocorrem em todas as freguesias do concelho de Idanha-a-Nova, distrito de Castelo Branco, durante 90 dias.

“São mais de 270 práticas e expressões de religiosidade popular associadas ao ciclo da Páscoa, que se desenrolam ao longo de 90 dias, desde Quarta-Feira [06 de março] de Cinzas ao Domingo de Pentecostes [09 de junho]”, explica, em comunicado, o presidente da Câmara de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto.

Nesta edição de 2019 dos Mistérios da Páscoa, o tema em destaque são as tradições religiosas da freguesia de São Miguel de Acha, descritas e registadas em pormenor na publicação que apresenta este ano imagem renovada.

“A agenda demonstra que o povo é o grande responsável pela revitalização destas práticas religiosas, que passaram de cerca de cem, no número inaugural, para mais 270 nesta 11.ª edição”, disse.

O autarca sublinha ainda que a devoção está sempre presente nas manifestações dos Mistérios da Páscoa, “por isso há o cuidado de não teatralizar aquilo que é tão sentido pelas pessoas”.

“A genuinidade das tradições rege todo o processo de revitalização dos Mistérios da Páscoa, um projeto que tem vindo a fundamentar a sua inscrição nas Boas Práticas da UNESCO para salvaguarda e promoção do património cultural”, afirma.

Já o investigador António Catana, responsável pela recolha e calendarização dos rituais que integram os Mistérios da Páscoa de Idanha-a-Nova, explica que os principais responsáveis por esta riqueza imaterial são os “guardiões e as guardiãs das tradições” que, nas 17 paróquias deste concelho raiano, fazem um “trabalho extraordinário de salvaguarda e valorização das suas próprias vivências”.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.