Seia promove passeios pedestres na Serra da Estrela e nas Aldeias de Montanha

Data:

O Centro de Interpretação da Serra da Estrela (CISE), em Seia, vai realizar dois passeios pedestres no mês de abril para divulgar a riqueza natural e cultural da região.

“Os itinerários propostos são de pequena rota, realizam-se às quartas-feiras, às 09:00, e procuram dar a conhecer a riqueza natural e cultural das Aldeias de Montanha e da Serra da Estrela”, refere a Câmara Municipal de Seia em comunicado.

Segundo a fonte, os dois passeios pedestres, dirigidos a todos os amantes do pedestrianismo, são realizados nos dias 10 e 17 de abril, “aproveitando o período da Páscoa e a afluência de turistas à região”.

O CISE promove as atividades com a utilização da rede de caminhos de montanha das Aldeias de Montanha, que é composta por 14 rotas, com mais de 100 quilómetros de extensão.

O município adianta que o primeiro percurso, a realizar no dia 10 de abril, decorrerá na rota das Canadas, na cabeceira do vale de Alvoco da Serra.

Classificada com um grau de dificuldade baixo, a rota tem uma extensão de cerca de seis quilómetros e desenvolve-se a montante da aldeia de Alvoco da Serra, “entre matos e afloramentos graníticos enquadrados pelos cimos da Torre [da Serra da Estrela]”, segundo a nota.

“Neste anfiteatro natural, atravessado por uma rede densa de canadas, confluem diversas ribeiras, que contribuem para a fertilidade dos campos agrícolas da aldeia”, acrescenta a fonte.

No dia 17 de abril, o CISE dará a conhecer a rota de Loriga, no troço compreendido entre a vila de Loriga e a aldeia de Cabeça.

“O percurso pedestre está classificado com um grau de dificuldade difícil e percorre um vale extenso, alojado no flanco sul da Serra da Estrela, num total de 7,2 quilómetros”, segundo os promotores.

No trajeto a percorrer naquele dia, “o engenho e a tenacidade” das gentes que ali vivem “revela-se nas vastas áreas de campos armados em socalcos e nos poços de broca, um dos aspetos mais peculiares da paisagem serrana”, é indicado.

Os interessados em participar podem fazer a inscrição ‘online’ (em www.cise.pt), ou contactando diretamente o CISE por telefone ou através do correio eletrónico (cise@cise.pt).

A participação na atividade, limitada a 13 pessoas, tem um custo associado de 10 euros (inclui transporte e seguro) e realiza-se com um mínimo de seis participantes.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.