ueNa crise de sucessão de 1383-1385, Monsaraz e o seu castelo foram atacados por arqueiros ingleses, comandados pelo Conde de Cambridge, supostamente aliado de Portugal, vindo a cair, no começo do Verão de 1385, sob o domínio do rei de Castela, quando este invadiu o Alentejo.
O castelo foi recuperado pelas forças leais a D. João I (1385-1433), sob o comando do Condestável D. Nuno Álvares Pereira, antes da batalha de Aljubarrota. A história dessa conquista é reveladora do engenho dos portugueses.
O castelo estava já cercado há dias pelas forças de Nuno Álvares Pereira, quando este terá começado a desconfiar que as tropas leais a Castela estariam com falta de comida.
Nuno Álvares Pereira terá atraído os defensores da praça-forte ao seu exterior com o objetivo de capturar seis vacas que havia soltado estrategicamente nas proximidades da vila. Os homens do alcaide Gonçalo Rodrigues de Sousa, que detinha o castelo por D. Beatriz, sem imaginar o que se iria seguir, tentaram capturar os animais.
Foi nesse momento, que os homens de Nuno Álvares, que estavam escondidos, entraram no perímetro amuralhado da povoação e encerraram de imediato as portas impedindo o regresso dos cavaleiros inimigos. O avanço em direção ao castelo ocorreu assim muito rapidamente e foi então tomado pelas tropas lusas.
Nuno Álvares Pereira
Nuno Alvares Pereira é um dos maiores heróis da história portuguesa. Foi beatificado em 23 de Janeiro de 1918 pelo Papa Bento XV, pelo Decreto “Clementíssimus Deus”, e foi consagrado o dia 6 de Novembro ao, então, beato. Iniciado em 1921, em 1940 o processo de canonização foi interrompido por razões essencialmente políticas.
Em 2004 o Processo foi reiniciado por vontade do Cardeal Patriarca de Lisboa, D. José da Cruz Policarpo.
No Consistório de 21 de Fevereiro de 2009 – ato formal no qual o Papa ordenou aos Cardeais para confirmarem os processos de canonização já concluídos -, o Papa Bento XVI anunciou para 26 de Abril de 2009 a canonização do Beato Nuno de Santa Maria.
D. Nuno Álvares Pereira foi canonizado como São Nuno de Santa Maria pelo papa Bento XVI às 9h 33min (hora de Portugal) de 26 de Abril de 2009.