O Festival “Marionetas na Cidade”, organizado pela companhia de Marionetas de Alcobaça, recebeu o selo europeu de qualidade EFFE pelo quinto ano consecutivo.
A distinção atribuída para o biénio 2019/2020 “atesta o compromisso assumido nas artes, o envolvimento com a comunidade e abertura internacional”, considerou hoje a S.A. – Companhia de Marionetas de Alcobaça, organizadora do festival “Marionetas na Cidade”.
O selo europeu de qualidade EFFE – Europe for Festivals, Festivals for Europe foi atribuído, segundo o júri internacional, pelo reconhecimento “de que a conexão deste festival com a comunidade local se destaca como sua principal força”, divulgou a companhia em comunicado.
Esta foi assim o quinto ano consecutivo em que o festival recebeu o selo EFFE, considerado pela S.A. Marionetas “uma porta de entrada na Europa para festivais culturais” e que tem como objetivo “ampliar o conhecimento e divulgação do que está a acontecer no mundo dos festivais, ao mesmo tempo que promove a excelência e a inovação”.
A atribuição do galardão significa para o festival “Marionetas na Cidade” a inclusão “num completo guia de festivais que será amplamente divulgado, contendo notícias e informação prática sobre cada evento, como rótulo de reconhecimento pelo bom trabalho”, acrescentou a companhia salvaguardando que o selo “irá dar maior visibilidade e audiência, bem como novas possibilidades de networking [trabalho em rede]”.
O festival “Marionetas na Cidade” cumprirá este ano a 22.ª edição entre os dias 5 a e 8 de setembro, em Alcobaça.
Desde 1998 que este o evento invade a cidade e o concelho de Alcobaça com teatro de marionetas, “sempre com uma programação eclética de qualidade convidando companhias profissionais portuguesas e estrangeiras”, referiu a companhia.
O evento engloba ainda exposições, oficinas de construção manipulação de marionetas, debates e conferências sobre o universo da arte da marioneta.
No concelho de Alcobaça, foram ainda distinguidos com o selo EFFE Cistermúsica – Festival de Música de Alcobaça (que se realiza nos meses de junho e julho) e o Gravíssimo! – Festival e Academia Internacional de Metais Graves (de 26 a 30 de agosto).
Na região do Oeste foram ainda distinguidos o Festival “Gato Vermelho” (que decorre entre 19 e 21 de março nos Silos, nas Caldas da Rainha) e o Festival Internacional do Piano de Óbidos (entre julho e agosto, em Óbidos, Caldas da Rainha e Bombarral).