Os alunos falantes de português nos Estados Unidos da América podem inscrever-se até 31 de março ao exame ‘online’ de Português NEWL (National Examinations in World Languages). A realização do exame NEWL garante créditos no acesso ao ensino superior naquele país.
Num comunicado divulgado no seu site na internent, a Embaixada de Portugal em Washington informa que as inscrições estarão abertas junto de um dos centros de exames, nos estabelecimentos de ensino aprovados pelo NEWL/American Councils for International Education (Conselhos Americanos para a Educação Internacional).
O Exame de Português NEWL terá lugar no dia 2 de maio, a nível nacional e é realizado online. Uma segunda oportunidade de realização do exame vai acontecer a 21 de maio.
Os NEWL avaliam as competências linguísticas – compreensão de texto, compreensão oral, produção escrita e produção oral – de alunos a partir do 9º ano, ou com 14 anos completos, em quatro idiomas: português (desde 2017), árabe, coreano e russo.
A avaliação segue as orientações da American Council of Teachers of Foreign Languages (Conselho Americano de Professores de Língua Estrangeira).
Os NEWL são desenvolvidos pela American Councils for International Education, cuja missão é a criação e o incentivo de programas, intercâmbios académicos e pesquisas, em parceria com entidades educacionais de ensino secundário e superior nos Estados Unidos, África, América do Sul, Ásia e Europa.
Três horas de exame
Os NEWL têm quatro subcapítulos, com uma duração total de três horas, e classificam o nível de conhecimento escrito e oral dos examinados entre nível A1 (elementar) e B1 (intermédio).
O exame incluirá as diversas variantes do Português global e avaliará as competências dos alunos, nas componentes de leitura (60 minutos), compreensão (45 minutos), escrita (45 minutos), conversação (45 minutos). Há um intervalo de 10 minutos entre as duas primeiras componentes e as duas últimas.
Os exames realizados em computadores, onde os examinados escrevem e gravam respostas faladas, para que seja avaliada a proficiência e conhecimento na língua escolhida (português, árabe coreano ou russo).
Os resultados revertem em créditos para a sua candidatura a instituições de ensino superior nos EUA.
“Os cursos e avaliações oferecidos pelo programa Advanced Placement são reconhecidos por muitas universidades americanas, o que pode garantir a obtenção de créditos tanto no ensino secundário quanto no ensino superior, inclusive para o posicionamento do aluno que pretender prosseguir estudos em português”, sublinha a Embaixada de Portugal no mesmo comunicado.
Informações mais detalhadas sobre o exame, incluindo propinas aplicáveis, poderão ser obtidas através de contacto com o Coordenador ou Coordenadores Adjuntos do Ensino do Português da CEPE-EUA (V. contactos abaixo) ou do acesso aos seguintes links:
https://www.americancouncils.org/services/testing-and-assessment/newl/portuguese
https://www.americancouncils.org/services/testing-and-assessment/NEWL/exam-dates-and-fees
Os exames NEWL em português foram instituídos nos EUA em 2017 e, em 2018 foram realizados por 215 estudantes, um número de participações “bom” para primeiras experiências, segundo dados adiantados à Lusa pelo coordenador do ensino de Português nos EUA, João Caixinha.
O objetivo da divulgação destes exames é “que a língua portuguesa se integre cada vez mais nos currículos e que seja reconhecida pelas entidades de ensino americanas”, segundo o coordenador.