Mercado de Algés vai mais de 1000 litros de sopa da pedra a instituições de apoio social

Data:

No Mercado de Algés, concelho de Oeiras, vão ser hoje distribuídos mais de 1000 litros de sopa da pedra a instituições de apoio social.
A iniciativa volta a ser da Confraria de Almeirim, Câmara Municipal de Oeiras e Câmara Municipal de Almeirim e espera ver superado o número do ano passado.
A confraria e as duas autarquias reuniram três dezenas de voluntários do município de Oeiras para superar os 1000 litros da edição passada e para que “seja possível aquecerem a alma a quem mais precisa”, assume o executivo local.
Serão mais de 1000 litros de sopa da pedra confecionada pela Confraria de Almeirim, numa iniciativa, inserida no evento ‘Os Sabores de Portugal’ do Mercado de Algés,e tem como objetivo doar as refeições a instituições de apoio social.
“‘Os Sabores de Portugal’ do Mercado de Algés, tem como objetivo doar as refeições a instituições de apoio que posteriormente as distribuem na região de Oeiras”, explica uma nota divulgada pela Câmara Municipal de Oeiras.
A sopa, produzida dentro do Mercado de Algés pelo segundo ano consecutivo, será ainda confecionada com o apoio do presidente da Câmara Municipal de Almeirim, Pedro Miguel Ribeiro, que já confirmou presença.
Ao longo da ação, a animação fica a cargo de um rancho, que promete dar forças aos voluntários e deixar um sorriso por quem passa.
“Os Sabores de Portugal” acontecem pelo 4º ano consecutivo no Mercado de Algés, de 21 de março a 14 de abril, e receberão várias iniciativas como workshops, showcookings e atuações ao vivo, como o concerto de Toy agendado para a abertura (hoje) ou um stand up comedy da blogger A Pipoca Mais Doce, no dia 11 de abril.
A entrada é gratuita e o Mercado de Algés estará a funcionar entre as 10 horas e a meia-noite, sendo que, às sextas-feiras, sábados e vésperas de feriados fecha às 02 horas da manhã.
A confeção da sopa da pedra está desde há muito ligada a uma lenda. Diz-se que um frade da região de Almeirim que andava a pedir encontrou uma pedra no chão e decidiu fazer uma sopa com ela.
Todos os populares duvidaram daquele prato, até que o frade pediu um tacho, lume para aquecer o caldo, um pouco de couve, um pedaço de chouriço e ainda uma pedrinha de sal. No final, todos se deliciaram com a sopa preparada pelo frade.
Quanto à pedra, o frade limpou-a e levou-a consigo para casa. Terá sido assim que nasceu a tão conhecida sopa da pedra.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.