A exposição ‘25 anos da Festa ibérica da Olaria e do Barro’ está patente até 11 de abril no edifício Badajoz Século XXI, em Badajoz (Espanha).
A Festa ibérica da Olaria e do Barro une há 25 anos os dois maiores centros oleiros da Península Ibérica – o de São Pedro do Corval, no concelho de Reguengos de Monsaraz, e o de Salvatierra de los Barros, na província de Badajoz.
O certame realiza-se em anos alternados em cada localidade. A edição comemorativa vai decorrer de 23 a 26 de maio em S. Pedro do Corval e o programa integra a Exposição Nacional dos Territórios Portugueses com Cerâmica, a Exposição de Olarias Extintas de Espanha, oleiros e ceramistas a trabalharem ao vivo, um festival de música ibérica, o circuito das olarias, um encontro de oleiros e ceramistas e as jornadas ibéricas de olaria e cerâmica.
‘25 anos da Festa ibérica da Olaria e do Barro’ é organizada pelas câmaras municipais de Reguengos de Monsaraz e de Salvatierra de los Barros e pela Junta de Freguesia de Corval.
A mostra já esteve patente entre 1 e 22 de fevereiro na Fundação Inatel, em Évora, e vai ser também apresentada em Mérida (Espanha) e em Lisboa.
O espaço da exposição tem painéis sobre os 25 anos da Festa Ibérica, com a história de S. Pedro do Corval e da Casa do Barro – Centro Interpretativo da Olaria de S. Pedro do Corval, assim como de Salvatierra de los Barros e do Museu de Alfareria.
Estão também expostos os cartazes de edições do evento, há uma mostra de peças dos dois centros oleiros e uma área onde são exibidos vídeos promocionais dos trabalhos dos oleiros das duas localidades.