Diocese de Vila Real investiga alegados abusos sexuais de um padre

Data:

O bispo de Vila Real, Amândio Tomás, está a fazer “todos os possíveis” para esclarecer, num processo de investigação prévia, suspeitas de abusos sexuais que recaem sobre um padre local, disse o vigário-geral diocesano, Sérgio Tomé.

“Perante as notícias divulgadas, a Diocese abriu um processo de investigação prévia. Faremos todos os possíveis para que as coisas sejam esclarecidas”, afirmou Sérgio Tomé.

O jornal ‘online’ Observador escreveu que o bispo Amândio Tomás suspendeu o padre Heitor Antunes, que teve um filho de uma catequista com quem se envolveu quando esta era menor.

O envolvimento amoroso ter-se-ia iniciado quando a jovem tinha 14 anos (hoje com 29) e o padre tinha 34.

Ainda segundo o Observador, que cita “uma fonte ligada à diocese”, o padre foi para o Canadá, depois dos factos em causa, onde exercia junto de comunidades de emigrantes portugueses, mas recebeu ordens da Diocese para regressar a Portugal, estando impedido de celebrar.

A Diocese de Vila Real integra, com as suas congéneres de Lamego e Bragança-Miranda, um tribunal eclesiástico interdiocesano, mas neste caso e se da averiguação interna resultem indícios suficientes de práticas condenáveis à luz do Direito Canónico, o processo segue diretamente para a Santa Sé, mais concretamente para a Congregação da Doutrina da Fé, “que é o tribunal próprio”, disse à Lusa o vigário-geral diocesano.

“Tendo recolhido alguns elementos, há depois toda uma tramitação processual que corresponde àquilo que Vaticano delineou e que nos ultrapassa”, assinou Sérgio Tomé, que se escusou a adiantar o que pode suceder na Congregação da Doutrina da Fé.

“Não vamos pôr hipóteses. É mais justo, mais ponderado, dar-se um passo de cada vez, mas na certeza de que a Igreja está atenta a todas a situações e procede com rapidez e com transparência. Faremos todos os possíveis para que as coisas sejam esclarecidas”, afirmou.

Os factos em causa, a indiciarem a prática de qualquer crime, já estão prescritos para a justiça civil, confirmou a fonte.

Nestas circunstâncias, o Ministério Público fica impedido de abrir qualquer inquérito-crime.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.