Santarém convida munícipes a acolher e a plantar um carvalho-português

Data:

O município de Santarém vai assinalar o Dia Internacional das Florestas, que se celebra a 21 de março, com um convite aos munícipes: receber e plantar um carvalho-português (Quercus faginea), uma espécie autóctone e de grande resiliência, comum no território português.
A iniciativa da autarquia de Santarém insere-se no projeto projeto ‘Raízes da Sustentabilidade’, que decorre de 1 a 18 de março.
As inscrições para a atribuição gratuita de um carvalho-português são aceites até 18 de março, limitadas ao stock existente das árvores.
Para adquirir um exemplar desta árvore, os interessados devem fazer o registo no formulário em https://goo.gl/forms/ygiY0BZBHQv2R4j13
“Poderá levantar a sua árvore, na Casa do Ambiente, nos dias 21 e 22 de março, das 10h às 18h e no dia 23 das 10h às 13h, comprometendo-se a plantar e a cuidar da árvore e, assim a promover a conservação desta espécie”, informa a autarquia.
Este projeto teve a primeira edição em 2015, com a oferta de um sobreiro a todos os munícipes que manifestaram interesse e que reuniam as condições para plantação e preservação daquela espécie protegida.
Naquele ano o objetivo foi o de aumentar a área de povoamento de sobreiros, espécie autóctone protegida por lei.
Por floresta autóctone entende-se “toda a floresta formada por árvores originárias do nosso país, como é o caso dos sobreiros, carvalhos e azinheiras, que se caracterizam por serem espécies mais adaptadas às condições do solo e clima do nosso país”, explica a autarquia de Santarém numa nota enviada ao ‘Mundo Português’.
A árvores autóctones são mais resistentes a pragas, doenças, longos períodos de seca ou de chuva intensa comparativamente a espécies não nativas.
Outro fator importante é que, apesar de serem árvores de crescimento mais lento, são normalmente resistentes aos incêndios florestais.
Desempenham ainda “um importante papel no sequestro de carbono da atmosfera, contribuindo para a redução deste gás nefasto, principal responsável pelo efeito de estufa”, destaca ainda a nota da autarquia.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.