O município de Santarém vai assinalar o Dia Internacional das Florestas, que se celebra a 21 de março, com um convite aos munícipes: receber e plantar um carvalho-português (Quercus faginea), uma espécie autóctone e de grande resiliência, comum no território português.
A iniciativa da autarquia de Santarém insere-se no projeto projeto ‘Raízes da Sustentabilidade’, que decorre de 1 a 18 de março.
As inscrições para a atribuição gratuita de um carvalho-português são aceites até 18 de março, limitadas ao stock existente das árvores.
Para adquirir um exemplar desta árvore, os interessados devem fazer o registo no formulário em https://goo.gl/forms/ygiY0BZBHQv2R4j13
“Poderá levantar a sua árvore, na Casa do Ambiente, nos dias 21 e 22 de março, das 10h às 18h e no dia 23 das 10h às 13h, comprometendo-se a plantar e a cuidar da árvore e, assim a promover a conservação desta espécie”, informa a autarquia.
Este projeto teve a primeira edição em 2015, com a oferta de um sobreiro a todos os munícipes que manifestaram interesse e que reuniam as condições para plantação e preservação daquela espécie protegida.
Naquele ano o objetivo foi o de aumentar a área de povoamento de sobreiros, espécie autóctone protegida por lei.
Por floresta autóctone entende-se “toda a floresta formada por árvores originárias do nosso país, como é o caso dos sobreiros, carvalhos e azinheiras, que se caracterizam por serem espécies mais adaptadas às condições do solo e clima do nosso país”, explica a autarquia de Santarém numa nota enviada ao ‘Mundo Português’.
A árvores autóctones são mais resistentes a pragas, doenças, longos períodos de seca ou de chuva intensa comparativamente a espécies não nativas.
Outro fator importante é que, apesar de serem árvores de crescimento mais lento, são normalmente resistentes aos incêndios florestais.
Desempenham ainda “um importante papel no sequestro de carbono da atmosfera, contribuindo para a redução deste gás nefasto, principal responsável pelo efeito de estufa”, destaca ainda a nota da autarquia.
Santarém convida munícipes a acolher e a plantar um carvalho-português
Data: