Portugal foi premiado com o ‘ITB Earth Award’, durante a ITB Berlim, considerada o fórum central para o marketing e a comunicação no setor das viagens, além de ser a maior feira de serviços do setor do turismo.
A ITB Berlim é reconhecida ainda pelo sucesso da sua estratégia turística e exemplo de liderança global no combate às alterações climáticas e à degradação ambiental.
Atribuído pela ITB Berlim e pela ‘Green Destinations’, fundação sem fins lucrativos que visa o turismo sustentável, o ‘ITB Earth Award’ vem somar-se aos prémios internacionais já conquistados por Portugal no âmbito da sustentabilidade, destaca uma nota do Turismo de Portugal.
“Os princípios do turismo sustentável e os objetivos de desenvolvimento sustentável estão entre os mais importantes da Estratégia Turismo 2027, elaborada pelo Governo português, que pela primeira vez define metas específicas em cada um dos três pilares do desenvolvimento sustentável: econômico, social e ambiental”, refere o Turismo de Portugal.
Para a Secretária de Estado do Turismo, “este prémio reconhece a importância da Estratégia Turismo 2027 que aprovamos em 2017, e que se norteia por metas de sustentabilidade ambiental, social e económica, bem como dos programas que implementamos para que o Turismo seja uma atividade com um impacto cada vez mais positivo nos territórios e nos residentes”.
“Temos como ambição afirmar Portugal como um dos destinos turísticos mais sustentáveis do mundo, e este prêmio é mais uma peça nesse caminho. Ainda temos muito trabalho pela frente e este prémio fornece-nos ainda mais força para continuar”, assegura Ana Mendes Godinho.
80 milhões de pernoites até 2027
No âmbito da da Estratégia Turismo 2027, Portugal pretende atingir 80 milhões de pernoites até 2027, aumentando a procura turística por todo o país e duplicando as receitas do turismo.
Em termos sociais, os objetivos passam por ampliar a atividade turística durante todo o ano, reduzindo a sazonalidade para 33,5.
Pretende ainda aumentar as qualificações do ensino secundário e pós-secundário no turismo até atingir 60% dos colaboradores no setor e garantir que 90% dos residentes em zonas turísticas consideram positivo o impacto do turismo no seu território.
Já no plano ambiental, as metas são garantir que, até 2027, nove em cada 10 empresas do país adotem medidas eficientes de gestão de energia, água e resíduos.
Na implementação desta estratégia estão contempladas várias ações, das quais se distingue o Programa Valorizar, concebido para estimular uma distribuição mais equilibrada da procura turística, reduzir a sazonalidade e gerar valor e emprego em todo o país.
O Turismo de Portugal desenvolveu também um conjunto de iniciativas, entre as quais uma rede de observatórios regionais de turismo sustentável, que apoiam a gestão de destinos turísticos a nível regional e local.
Relacionadas
A Federação Portuguesa do Caminho de Santiago vai ser formalizada a 17 de maio, em Vila Pouca de Aguiar, une 60 entidades e visa implementar uma estratégia e sinalética comum nestas vias de peregrinação, anunciou a autarquia local. A criação desta federação está a ser coordenada pela Câmara de Vila Pouca de Aguiar, que é a representante nacional da Federação Europeia dos Caminhos de Santiago.
Os sete municípios que integram o Douro Superior esperam milhares de visitantes nas festividades das Amendoeiras em Flor, um espetáculo natural que anima a economia rural da região até ao fim de março. O presidente da Associação de Municípios do Douro Superior (AMDS), Nuno Gonçalves, disse hoje que há quatro anos que os municípios que integram este organismo intermunicipal, situado no Douro Superior, elaboram um cartaz festivo conjunto para receber…