O número de alunos que realizou provas de certificação de conhecimentos de língua portuguesa no Luxemburgo aumentou 37 por cento, revelou o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.
José Luís Carneiro afirmou que houve um crescimento do número de alunos que este ano obtiveram certificados de português no Luxemburgo.
O titular da pasta das Comunidades Portuguesas marcou presença, a 9 deste mês, em Ettelbruck, na cerimónia de entrega de diplomas a 180 alunos que realizaram no ano passado exames de certificação de aprendizagem da língua portuguesa.
Na sua intervenção, o governante destacou o aumento do número de alunos que este ano obtiveram certificados de português no Luxemburgo. “É um crescimento de 37 por cento do número de alunos que quiseram realizar provas, permitindo-lhes obter um certificado que é válido em todo o espaço da União Europeia”, afirmou.
Nesse sentido, José Luís Carneiro apelou às famílias para que “falem português em casa” e aproveitem as várias modalidades de ensino de português no Luxemburgo.
O secretário de Estado afirmou que o Governo “tem feito um grande esforço para garantir a promoção do ensino e da cultura portuguesas no Luxemburgo”, num investimento que foi superior a dois milhões de euros no ano letivo 2018/2019, revelou ainda.
![](https://www.mundoportugues.pt/wp-content/uploads/2019/03/luxemburgo-emtrega-certificados-de-portugues_1-1-300x167.jpg)
Atrair emigrantes para o ensino superior
A entrega de diplomas aos 180 alunos de língua e cultura portuguesa, organizada pelo coordenador do Ensino do Português no Luxemburgo, Joaquim Prazeres, marcou ainda o arranque da iniciativa ‘Jornadas Estudar e Investigar em Portugal 2019’.
O Diretor-Geral do Ensino Superior de Portugal divulgou as oportunidades de ingresso de emigrantes e luso-descendentes no Ensino Superior português, ao abrigo do Contingente Especial para Candidatos Emigrantes Portugueses e Familiares que com eles residam.
Aos pais e alunos presentes, João Queiroz lembrou que o Contingente Especial tem reservado a filhos de emigrantes, 7% do total das vagas nacionais, mas no atual ano letivo foram colocados apenas 347 alunos, que correspondem ao preenchimento de 9% do total da quota.
“Nós temos uma rede de ensino superior com qualidade, bem implementada, com bons professores, que pode ser aproveitada por estudantes internacionais mas também por luso-descendentes”, sublinhou João Queiroz.
![](https://www.mundoportugues.pt/wp-content/uploads/2019/03/luxemburgo-emtrega-certificados-de-portugues_2-300x200.jpg)
A cerimónia de entrega dos certificados em língua e cultura portuguesa teve ainda a presença do Embaixador de Portugal no Luxemburgo, António Gamito, do vogal do Conselho Diretivo do Instituto Camões, João Neves, do Cônsul-Geral de Portugal no Luxemburgo, Manuel Gomes Samuel e do vereador da Câmara Municipal de Ettelbruck, Christian Steffen.
O Embaixador António Gamito destacou o “orgulhoso com esta cerimónia e com os resultados alcançados”, enquanto João Neves lembrou que há várias opções para a aprendizagem do português no Luxemburgo (cursos paralelos, cursos integrados e cursos complementares) e referiu que a língua portuguesa é cada vez mais valorizada internacionalmente como língua de cultura, de comunicação e de negócios.
A iniciativa da Coordenação do Ensino do Português no Luxemburgo teve o apoio dos professores de português no Grão-Ducado e da Associação de Pais de Ettelbruck, presidida por Fernando Vieira. Para além da entrega dos diplomas, os alunos de língua portuguesa e membros do Grupo Etnográfico do Alto Minho foram responsáveis por vários momentos musicais
Mais informações sobre o Contingente Especial para Candidatos Emigrantes estão disponíveis em https://www.dges.gov.pt/pt/pagina/contingente-especial-para-candidatos-emigrantes-portugueses-e-familiares-que-com-eles-residam