Aumentou o número de alunos com certificados de português no Luxemburgo

Data:

O número de alunos que realizou provas de certificação de conhecimentos de língua portuguesa no Luxemburgo aumentou 37 por cento, revelou o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

José Luís Carneiro afirmou que houve um crescimento do número de alunos que este ano obtiveram certificados de português no Luxemburgo.
O titular da pasta das Comunidades Portuguesas marcou presença, a 9 deste mês, em Ettelbruck, na cerimónia de entrega de diplomas a 180 alunos que realizaram no ano passado exames de certificação de aprendizagem da língua portuguesa.
Na sua intervenção, o governante destacou o aumento do número de alunos que este ano obtiveram certificados de português no Luxemburgo. “É um crescimento de 37 por cento do número de alunos que quiseram realizar provas, permitindo-lhes obter um certificado que é válido em todo o espaço da União Europeia”, afirmou.
Nesse sentido, José Luís Carneiro apelou às famílias para que “falem português em casa” e aproveitem as várias modalidades de ensino de português no Luxemburgo.
O secretário de Estado afirmou que o Governo “tem feito um grande esforço para garantir a promoção do ensino e da cultura portuguesas no Luxemburgo”, num investimento que foi superior a dois milhões de euros no ano letivo 2018/2019, revelou ainda.

Os diplomas foram entregues a 180 alunos que realizaram no ano passado exames de certificação de aprendizagem da língua portuguesa.

Atrair emigrantes para o ensino superior

A entrega de diplomas aos 180 alunos de língua e cultura portuguesa, organizada pelo coordenador do Ensino do Português no Luxemburgo, Joaquim Prazeres, marcou ainda o arranque da iniciativa ‘Jornadas Estudar e Investigar em Portugal 2019’.
O Diretor-Geral do Ensino Superior de Portugal divulgou as oportunidades de ingresso de emigrantes e luso-descendentes no Ensino Superior português, ao abrigo do Contingente Especial para Candidatos Emigrantes Portugueses e Familiares que com eles residam.
Aos pais e alunos presentes, João Queiroz lembrou que o Contingente Especial tem reservado a filhos de emigrantes, 7% do total das vagas nacionais, mas no atual ano letivo foram colocados apenas 347 alunos, que correspondem ao preenchimento de 9% do total da quota.
“Nós temos uma rede de ensino superior com qualidade, bem implementada, com bons professores, que pode ser aproveitada por estudantes internacionais mas também por luso-descendentes”, sublinhou João Queiroz.

José Luís Carneiro apelou às famílias para que “falem português em casa” e aproveitem as várias modalidades de ensino de português no Luxemburgo

A cerimónia de entrega dos certificados em língua e cultura portuguesa teve ainda a presença do Embaixador de Portugal no Luxemburgo, António Gamito, do vogal do Conselho Diretivo do Instituto Camões, João Neves, do Cônsul-Geral de Portugal no Luxemburgo, Manuel Gomes Samuel e do vereador da Câmara Municipal de Ettelbruck, Christian Steffen.
O Embaixador António Gamito destacou o “orgulhoso com esta cerimónia e com os resultados alcançados”, enquanto João Neves lembrou que há várias opções para a aprendizagem do português no Luxemburgo (cursos paralelos, cursos integrados e cursos complementares) e referiu que a língua portuguesa é cada vez mais valorizada internacionalmente como língua de cultura, de comunicação e de negócios.
A iniciativa da Coordenação do Ensino do Português no Luxemburgo teve o apoio dos professores de português no Grão-Ducado e da Associação de Pais de Ettelbruck, presidida por Fernando Vieira. Para além da entrega dos diplomas, os alunos de língua portuguesa e membros do Grupo Etnográfico do Alto Minho foram responsáveis por vários momentos musicais
Mais informações sobre o Contingente Especial para Candidatos Emigrantes estão disponíveis em https://www.dges.gov.pt/pt/pagina/contingente-especial-para-candidatos-emigrantes-portugueses-e-familiares-que-com-eles-residam

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.