Museu Nacional Grão Vasco desafia o público a descobrir o espaço ‘às cegas’

Data:

As visitas ‘Às Cegas’ regressam hoje, 9 de março, às 16h, ao Museu Nacional Grão Vasco, em Viseu, para desafiar o público a “ver sem ver” aquele espaço museológico através do tato, do cheiro e dos ouvidos.
“Teremos a coragem para sermos guiados? Acreditaremos no que nos dizem ou no que nos sussurram docemente ao ouvido? Seremos capazes de confiar? Cegamente”, convida o Museu Grão Vasco.
‘Às Cegas’ ” é um projeto artístico inclusivo do Teatro Viriato para o Museu Nacional Grão Vasco “que procura desmistificar ideias preconcebidas”, refere a nota publicada no site do museu.
O evento junta ainda a consultoria artística de Henrique Amoedo, Dançando com a Diferença Madeira, e a criação e interpretação da bailarina Leonor Barata.
‘Às Cegas’ para além de uma visita guiada pelo espaço museológico é uma reflexão sobre a possibilidade de apreciar os tesouros deste espaço museológico anulando a visão.
Henrique Amoedo e Leonor Barata desenvolveram assim um percurso que coloca os visitantes numa posição que não é a sua, numa situação que anula a visão como primeiro sentido e que os obriga a confiar cegamente no conhecimento que é transmitido pelos guias da visita, mas também pelos cheiros e pelos tato que preenchem toda a visita.
“O Museu é para ser visto. Com os olhos. Não podemos tocar nas obras expostas e devemos manter o silêncio. Nesta visita propomos um impossível – ver sem ver”, explica Leonor Barata, guia nesta visita que reforça que o público será guiado pela mão de forma a “conhecer as histórias daquelas obras. As histórias que estão e que não estando é como se estivessem”.
‘Às Cegas’ resulta da relação que o Teatro Viriato e o Museu Nacional Grão Vasco têm construído, ao longo dos anos, através de projetos artísticos com implicações na comunidade que ambas servem.
“Tem sido objetivo destas instituições, transformar ideias preconcebidas sobre os museus e sobre as artes performativas, numa lógica de aproximação e sensibilização de diversos públicos”, refere ainda a nota divulgada pelo museu.

Visitas ‘Às Cegas’
Museu Nacional Grão Vasco
Adro Sé – Viseu
09 de março – 16 horas
60 minutos | maiores de 16 anos
Outras datas de apresentação: 06 de abril, 25 de maio, 22 de junho, 12 de outubrio, 30 de novembro e 07 de dezembro

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.