Rollana Beat, João Ribas e as mulheres do rock português no festival IndieLisboa

Data:

Um documentário sobre as mulheres do rock português, outro sobre o músico João Ribas e uma série de vídeos para músicas dos Rollana Beat vão estar, em maio, no IndieLisboa – Festival Internacional de Cinema.

Os filmes serão exibidos na secção “IndieMusic”, num “ano forte em música portuguesa”, anunciou hoje a organização.

Das nove produções reveladas, e que estarão em competição, três são portuguesas: “Batida de Lisboa”, de Rita Maia e Vasco Viana, “Ela é uma música”, de Francisca Marvão, e “Um punk chamado Ribas”, de Paulo Antunes.

“Batida de Lisboa” é um filme que segue pelos subúrbios de Lisboa, “onde se encontram uma série de músicos e produtores de diferentes gerações e origens”, refere o IndieLisboa.

Já “Ela é uma música” centra-se nas mulheres, “ilustres desconhecidas”, do rock português, e o filme de Paulo Antunes debruça-se sobre João Ribas, um dos nomes do movimento punk português desde os anos 1980, que morreu em 2014.

Em sessão especial, o IndieLisboa assinala as duas décadas de criação do grupo português Rollana Beat. A banda de André Ruivo convidou 13 realizadores, entre os quais Edgar Pêra, Isabel Aboim Inglês e Leonor Noivo, para criarem vídeos para cada um dos 13 temas editados, entre 1998 e 2002.

Da restante programação do “IndieMusic” anunciada hoje, destaque para a estreia internacional de “Fire Music”, documentário de Tom Surgal sobre free jazz, e as estreias mundiais de “We intend to cause havoc”, de Gio Arlotta, sobre o regresso da banda de rock da Zâmbia W.I.T.C.H., e “Where does a body end?”, de Marco Porsia, sobre os Swans.

O júri da secção competitiva integra o músico Bruno Pernadas, a radialista Isilda Sanches e o crítico e ilustrador Tiago da Bernarda.

A 16.ª edição do IndieLisboa decorre de 2 a 12 de maio no Cinema São Jorge, Culturgest, Cinema Ideal e Cinemateca Portuguesa.

Anteriormente, o festival tinha já anunciado uma retrospetiva dedicada à atriz Anna Karina (secção “Herói Independente”) e uma programação focada na dupla de realizadores franceses Jonathan Vinel e Caroline Poggi (secção “Silvestre”).

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.