Está à porta mais uma edição do Festival Gastronómico Sabores da Lampreia, que chega a 15 a 17 de março, na comunidade de pescadores de São Pedro da Torre.
Esta é a oportunidade para saborear cinco sabores da lampreia: Arroz de lampreia, lampreia à bordalesa, lampreia recheada, lampreia assada no forno e lampreia seca.
“A arte de preparar a lampreia tem saber, tradição e uma mão cheia de segredos. Cozinheiros especializados, verdadeiros guardiões de saberes, que tem passado de geração para geração, são os artífices destes manjares”, destaca uma nota da autarquia de Valença.
O executivo municipal destaca ainda que este festival “é uma excelente oportunidade para deliciar-se com uma boa lampreia do rio Minho considerada, pelos especialistas, a melhor do mundo”.
Em Valença a pesca à lampreia é artesanal, desenvolvida sobretudo pelas comunidades de pescadores de São Pedro da Torre e Cristelo Côvo. As redes de tresmalho retiram do rio a lampreia vivaça e com toda a qualidade.
Pescada nas últimas semanas a lampreia estagia já nos tanques da Associação Sabores do Rio Minho, em água corrente. A técnica é antiquíssima e conhecida por ‘bater a lampreia’, um modo que enrije-se a sua carne, o que permitirá, aquando da sua confeção, pratos de excelência.
Aliada à tradição e aos emblemáticos cinco pratos, os visitantes tem a oportunidade de descobrir as novas tendências de confeção da lampreia. Durante os três dias estão programados um showcooking e degustação de lampreia.
Festival gastronómico em Valença dá a provar cinco sabores da lampreia
