Vinte anos depois, o carnaval regressa ao centro da Vieira de Leiria, uma freguesia da Marinha Grande, com a participação de mais de 500 pessoas e dezenas de carros alegóricos, disse à agência Lusa um dos organizadores.
A iniciativa partiu da recém-constituída Associação “AlóédaVieira”, com o objetivo de retomar esta tradição no concelho da Marinha Grande, distrito de Leiria, nomeadamente naquela freguesia.
“Somos oito elementos naturais da Vieira e o carnaval sempre foi uma festividade com tradição, mas que desapareceu nos últimos anos. Quisemos organizar de novo o carnaval e ficámos surpreendidos com a adesão”, revelou à Lusa Rui Botas, da organização.
Sob o tema “Quem fomos”, Rui Botas adiantou que está já garantida a participação de “quase 600 pessoas” e de 20 carros alegóricos.
“Este são os números de inscritos, mas esperamos muito mais ainda”, explicou
O dirigente da associação contou que o grupo de amigos quis retomar a realização dos bailes e dos desfiles de carnaval.
“Desafiámos todas as associações e coletividades da freguesia e ficámos surpreendidos com a adesão de toda a gente, assim como dos empresários e comércio local”, disse.
Foram obrigados a constituir-se como associação para obterem apoio financeiro da Câmara Municipal da Marinha Grande e, de um pequeno evento, a iniciativa ganhou escala.
Entre os dias 2 e 5 de março, a programação contempla dois bailes e dois desfiles no centro da vila. No sábado e na segunda-feira, um pavilhão localizado na Área Industrial de Vieira de Leiria será o palco de dois bailes carnavalescos.
Os desfiles decorrem no domingo, dia 3, e na terça-feira, dia 5, no centro da vila, junto ao Largo da República.
As inscrições individuais ou para grupos são gratuitas e estão abertas até ao dia 1 de março, podendo ser feitas através da página de Facebook “Carnaval Vieira 2019” ou em estabelecimentos comerciais da vila.
Rui Botas informou também que o tema escolhido foi precisamente um retorno ao passado.
“’Quem fomos’ permite recriar o que já foi o carnaval da Vieira. Temos um grupo que vai vestido exatamente da mesma forma e com os mesmos fatos que utilizou há 20 anos”, referiu.