O vice-presidente do Governo Regional da Madeira admitiu duplicar ou triplicar o investimento para a participação de empresas regionais no Salão Internacional do Setor Alimentar e Bebidas (SISAB Portugal), prevendo a presença em 2020 dos setores do bordado e flores.
“No futuro, estes 100 mil euros de investimento em 2019 têm de ser duplicados ou triplicados, porque a dimensão e a presença numa feira como esta é altamente rentabilizada”, disse Pedro Calado (PSD) aos jornalistas, após visitar o pavilhão da Madeira no SISAB Portugal, que decorre até amanhã no Altice Arena, em Lisboa.
A Madeira tem pela primeira vez uma representação oficial neste feira internacional, através da Invest Madeira, uma estrutura na dependência da vice-presidência do Governo Regional, embora empresas regionais tenham estado presentes desde a primeira edição.
“No próximo ano temos de trazer outras áreas que não estão representadas, além das bebidas e das frutas, temos de complementar com o bordado Madeira e também as flores, duas áreas que também caracterizam a atividade económica regional”, anunciou Pedro Calado.
Para o vice-presidente regional, o SISAB Portugal proporciona uma “dinâmica comercial muito grande para mercados emissores muito expressivos”.
“Basta ver a presença oriental para percebermos a importância do número de consumidores. Portanto, qualquer investimento que aqui é feito é muito pouco para o retorno que se pode ter no futuro”, referiu.
Pedro Calado ilustrou que a maior fatia de exportação das cervejas Coral é atualmente a China, “um mercado longínquo, de difícil acesso e penetração”.
“Temos feito um trabalho muito grande de conquista de um mercado que tem milhões e milhões de consumidores. A nossa lógica nunca foi de quantidades, não temos escala para isso, é uma lógica que procura muito mais a qualidade e um produto diferenciado, genuíno, com as nossas características”, sustentou.
O chamado “mercado da diáspora” é também significativo, apontou, sublinhando que existem cerca de um milhão de madeirenses a residir fora da região, apenas na primeira geração.
Nesta 24 edição, o SISAB Portugal, que é apontado o maior evento da exportação do setor agroalimentar português, recebe cerca de 500 empresas expositoras e mais de 1600 compradores provenientes de 130 países.
Madeira admite duplicar ou triplicar investimento na presença de empresas no SISAB Portugal
