São cerca de 500 empresas expositoras e mais de 1600 compradores internacionais provenientes de 130 países que marcam anualmente presença no SISAB Portugal. De hoje a quarta, o maior evento da exportação do setor agroalimentar português está de volta ao Altice Arena, em Lisboa.
“Mais do que nunca, quem hoje está a ler esta edição deve orgulhar-se de passar através dela a ter um apelo natural para consumir produtos portugueses. É tempo de fazer chegar a todo o mundo os produtos portugueses”, era assim que a edição do jornal ‘Mundo Português’ introduzia o SISAB PORTUGAL, corria o ano de 1995, e cerca de 350 empresários vinham a Lisboa, alguns pela primeira vez, ao Iº Congresso do Setor Alimentar e Bebidas.
Iniciava-se assim o longo caminho do evento que hoje reúne cerca de 500 empresas portuguesas a expor os seus produtos para mais de 1600 compradores internacionais provenientes de mais de 130 países (representando os cinco continentes) nos dias 25, 26 e 27 de fevereiro, no Altice Arena, em Lisboa.
Ao longo de 24 anos, o SISAB Portugal tornou-se um evento único e pioneiro a nível mundial, e volta este ano a trazer a Portugal os mais significativos compradores internacionais para desenvolver negócios com a seleção das melhores empresas, que encararam este evento como uma enorme oportunidade para iniciar ou reforçar a sua vertente exportadora, verdadeira janela de oportunidade para a internacionalização dos produtos portugueses.
Só assim tem sido possível o crescimento sustentado do evento, cuja presença de tão significativo número de importadores, de tantos novos países na última edição, impressionou o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa que afirmou que “o SISAB Portugal contribui para a economia portuguesa e para as exportações”, e que de ano para ano “tem dado saltos qualitativos e quantitativos”.
Aos jornalistas, o Presidente da República acrescentou que esta edição do certame tinha ainda “melhores stands, mais produtos, mais negócios e muito mais profissionalismo”, mérito que atribuiu ao organizador, Carlos Morais, mas também, aos produtores nacionais que marcaram presença.
O Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, também visitou o SISAB Portugal na última edição onde fez um elogio ao setor afirmando que “a agricultura é um setor que tem vindo, ano após ano, a crescer em termos de produção e em termos de exportações”.
“O vinho, mais uma vez dá um contributo muito importante, com cerca de 780 milhões de euros de exportações”, frisou o Ministro da Agricultura, Florestas e do Desenvolvimento Rural, acrescentando que este “é um setor que, tal como o agroalimentar no seu conjunto, continua a crescer, continua a exportar e cada vez com mais qualidade e inovação”.
Novidades e inovação
Fruto da vontade das empresas portuguesas em inovarem com as suas marcas ou acrescentarem novos produtos ao seu portefólio, sempre com o objetivo focado na exportação, muitas são as novidades apresentadas aos importadores em cada edição do SISAB Portugal, este ano não será exceção.
Ao longo dos anos, foram inúmeros os produtos que escolheram o evento para se apresentarem ao mercado internacional e o SISAB Portugal tem vindo a confirmar a sua importância enquanto evento representativo de toda a fileira agroalimentar em Portugal, e o único certame que impulsiona, de forma efetiva as exportações de produtos alimentares portuguesas.
Inovação que esteve patente no SISAB Portugal de 2018 e chamou a atenção do ministro Luís Capoulas Santos, que aos jornalistas presentes , deu alguns exemplos do que viu. “Acabamos de provar um espumante vendido em pequenas lata, batatas-fritas comercializadas em embalagens que parecem produtos de luxo, e um gin português em embalagens que parecem de perfumes da alta qualidade. Estamos a produzir em quantidade, mas também em qualidade e a exportar cada vez mais”, elogiou Capoulas Santos.
Para além do vinho registe-se também, a penetração cada vez maior no mercado mundial proporcionado pelo SISAB Portugal a produtos como as conservas, a doçaria, as carnes, o fumeiro tradicional e industrial, os queijos, as frutas, o pescado, os congelados, as bebidas, o café, o chocolate e mais recentemente os produtos biológicos, Koshner e Halal, entre muitos outros. São 28 sectores, mais de 6000 marcas e produtos, 16000 rótulos e embalagens, onde também marcam presença setores complementares de primordial importância onde é possível reunir com o cliente, fechar o negócio, contratar serviços financeiros, seguros e transporte para os produtos negociados.
Da diáspora aos novos mercados
O SISAB Portugal, desde sempre valorizou os portugueses da Diáspora reconhecendo-lhes o estatuto de empresários, importadores e distribuidores de produtos portugueses de excelência para os mercados de acolhimento acrescentando a estes, nos anos subsequentes, os diversos compradores internacionais dos mercados dos PALOPs, Árabes, América Latina, América do Norte, Asiáticos, países Nórdicos, países de Leste, Magrebe, Médio Oriente, entre outros.
O certame é atualmente considerado o ponto de encontro anual dos maiores importadores internacionais, homens de negócios e empresários destinado à promoção dos negócios das empresas, marcas e produtos de um só país – Portugal.
Todos os anos, o SISAB Portugal tem atraido milhares de compradores internacionais que procuram alimentos e bebidas de alta qualidade e variedade, capazes de satisfazer a procura dos consumidores pelo mundo inteiro.

Este ano vai haverá uma homenagem a Carlos Morais, o fundador e dinamizador do SISAB Portugal, falecido prematuramente em julho do ano passado.
O SISAB Portugal em 2019
Ir ao SISAB Portugal inclui a participação em provas de vinhos, degustações e espectáculos exclusivos num horário contínuo das 09H00 às 21H15 todos os dias, desenvolvido para gerar contactos e negócios entre todos os expositores e os compradores internacionais.
Do programa desta edição fazem parte as visitas do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, do Ministro Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira, do secretário geral do PCP, Jerónimo de Sousa, do Secretário de Estado das Pescas, José Apolinário, do presidente do PSD, Rui Rio, da presidente do CDS-PP, Assunção Cristas e do Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, acompanhado pelo Secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Medeiros Vieira.
Do programa fazem também parte uma sessão de showcooking com o reputado chef Chakall, um jantar dedicado à degustação de produtos tradicionais do arquipélago dos Açores e três espetáculos de música e dança, especialmente preparados para o evento.
A edição deste ano vai contar ainda com um momento de homenagem a Carlos Morais, o idealizador e fundador do SISAB Portugal falecido prematuramente em julho do ano passado.