O fuzileiro português Roberto Guedes Alípio foi distinguido num curso de condições extremas na Noruega e tornou-se o primeiro instrutor em Portugal certificado pela NATO (Organização do Tratado do Atlântico Norte, na sigla em português).
“O primeiro-sargento fuzileiro Roberto Guedes Alípio é o primeiro instrutor de Sobrevivência, Evasão, Resistência e Extração (SERE) em Portugal certificado pela NATO”, informa a Marinha Portuguesa numa nota publicada no seu site na internet.
O sargento Roberto Guedes Alípio tem 36 anos e ingressou na Marinha em 2001.
O militar da Marinha, atualmente formador do Batalhão de Instrução na Escola de Fuzileiros, frequentou o ‘Army Sere Instructor Course’ no Centro de Excelência Cold Weather Operations da NATO na Noruega.
Com duração de cinco semanas, divididas em duas fases, o curso permite capacitar os formandos com conhecimentos avançados para poderem desempenhar as funções de instrutores e consultores SERE, em ambientes de inverno, sub-ártico e ártico de acordo com os procedimentos da NATO.
O curso foi frequentado por 20 elementos de 10 nacionalidades, maioritariamente países com tradições neste tipo de ambiente de condições climatéricas extremas, tais como França, Alemanha, Itália, Polónia, Holanda, Noruega, Espanha, Estónia e República Checa.
Contudo, foi o primeiro-sargento fuzileiro Roberto Guedes Alípio quem concluiu o curso com distinção, tendo conquistado o prémio do curso, atribuído pelos instrutores, e que distingue o aluno que mais se destaca nas duas fases.
Essa distinção teve em conta a sua atitude, trabalho e ânimo demonstrado.
Ana Grácio Pinto