Em outubro haverá 200 quilómetros de caminho mais seguro até Fátima

Data:

O percurso foi criado pela Associação Caminhos de Fátima e por 14 municípios do Norte e Centro, tem 200 quilómetros e deverá estar concluído em outubro.
O ‘Caminho do Centenário’ foi pensado para garantir mais segurança aos peregrinos religiosos e pretende melhorar o trajeto entre Vila Nova de Gaia e o Santuário de Fátima, em Leiria, através dos concelhos de Santa Maria da Feira, São João da Madeira, Oliveira de Azeméis, Albergaria-a-Velha, Águeda, Anadia, Mealhada, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Soure, Pombal e Ourém.
Fonte da Câmara de Santa Maria da Feira disse à agência Lusa que todo o percurso deverá “ficar concluído em outubro deste ano”, após uma intervenção que prevê, por parte da ACF, “o reforço da sinalização rodoviária e a colocação de sinalética direcional”, e, por parte das autarquias, a construção de passeios, a requalificação de bermas e a criação de corredores pedonais.
Emídio Sousa, presidente do município da Feira, admite que “o projeto já tem dois anos de atraso, considerando que a ideia inicial era que o caminho estivesse pronto no centenário (das aparições de Fátima) e a tempo da visita do Papa em 2017”, mas reconhece também que o prazo disponível para concretização da obra era “manifestamente curto” em 2015, quando essa foi anunciada.
Ainda assim, o autarca defende que o Caminho do Centenário continua a revestir-se “de toda a pertinência para o futuro”, dado o seu potencial para a redução da sinistralidade associada às romagens a Fátima.
“Todos os anos há atropelamentos de pessoas no caminho até ao santuário e o nosso objetivo é diminuir o número de acidentes e proporcionar aos peregrinos uma viagem mais segura até ao seu destino”, realçou à Lusa.
As 15 entidades envolvidas na nova rota pretendem assegurar aos peregrinos o que a Câmara da Feira descreve como um itinerário “maioritariamente alternativo ao IC2 e à EN1” e que, embora paralelo ao já disponível Caminho do Norte, terá melhores condições de segurança “sem [lhe] acrescentar distância e altimetria significativas”.
No global, o investimento estimado para criação do ‘Caminho do Centenário’ é “superior a quatro milhões de euros”, sendo financiado na “sua maioria por fundos comunitários” afetos ao programa Portugal 2020 e “suportado no restante pelos municípios integrantes”.
Só em Santa Maria da Feira, onde um peregrino terá que percorrer cerca de 23 quilómetros na sua viagem até Fátima, o investimento será de 250 mil euros, dos quais 168 mil assegurados pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.