O presidente da Câmara de Vila Nova de Famalicão, Paulo Cunha, e o mayor de Liverpool (Ingraterra), Joe Anderson, vão assinar este mês um memorando para dinamizar atividades cooperação económica e social entre o município português e a cidade inglesa.
A aproximação entre as duas localidades “vem sendo ensaiada desde há uns tempos a esta parte com a realização de um conjunto de visitas e reuniões bilaterais e vai ser assumida como uma aposta estratégica pelas duas cidades no próximo dia 19 de fevereiro, em Inglaterra” com a assinatura do memorando de cooperação que foi aprovado em reunião do executivo municipal.
O objetivo do memorando de cooperação é gerar parcerias entre centros tecnológicos, empresas, estudantes e os municípios das duas cidades.
“O documento prevê a promoção e o desenvolvimento de atividades e a realização de eventos relacionados com a atividade económica de interesse municipal e vai ser assumido pelo município de Vila Nova de Famalicão, Liverpool City Council, Universidade do Minho, Hope University, Associação Têxtil e do Vestuário de Portugal, Liverpool John Moores University, CITEVE, Sensor City, Baltic Creative, CENTI, Fashion Hub e Liverpool Chamber of Commerce”, explica o executivo famalicense numa nota enviada ao ‘Mundo Português’.
O processo teve origem com a participação de Vila Nova de Famalicão, em junho de 2018, no International Business Festival na cidade de Liverpool, “altura em germinou uma vontade conjunta das duas cidades em aprofundarem uma cooperação que permita um intercâmbio transnacional de oportunidades e conhecimentos para as duas comunidades”.
Em outubro de 2018, realizou-se uma missão de uma comitiva de empresas e universidades de Liverpool, liderada pelo Deputy Mayor Gary Millar, a Vila Nova de Famalicão, no âmbito do International Day, que reforçou esta aproximação.
Indústria têxtil reconhecida em Liverpool
Já reconhecida em Liverpool como cidade de grandes empresas da indústria têxtil, de importantes marcas e conceituadas infraestruturas tecnológicas e de inovação, Vila Nova de Famalicão procura novos exemplos de sofisticação da tecnologia, de qualidade organizativa, de qualificação de recursos humanos e novas tendências de mercados e de setores.
Para Vila Nova de Famalicão, “Liverpool, pela sua dimensão socioeconómica, pelo seu lastro cultural e pelo seu alto enquadramento ao nível do ensino e inovação tecnológica, afigura-se como uma cidade de inegáveis recursos, proporcionando novas tendências de setores e grande abrangência internacional”.
Para Liverpool, “Vila Nova de Famalicão é um concelho iminentemente industrial e exportador, a sua localização numa região de maior relevância para a indústria torna esta cidade no epicentro dos clusters têxtil e agroalimentar, oferecendo grandes oportunidades para recursos humanos qualificados e de mercado.”
No âmbito da estratégia de internacionalização, o município participa neste momento no Encontro Empresarial das Astúrias, tem confirmada uma missão à Export Food Sudoe na Alemanha, ainda em fevereiro, e programada para março a participação no Encontro Empresarial País de Gales, entre outras iniciativas em programação.
Integra ainda seis projetos internacionais de cooperação (Urbact, Interrreg Sudoe, Interreg Atlantic Area, Horizon 2020, Erasmus, International Urban Cooperation) envolvendo mais de 30 parceiros de nove países (Espanha, França, irlanda, Reino Unido, Roménia, Áustria, Bélgica, Itália, Eslováquia) e de novecidades (Sevilha, Gijon, Gers, Limoges, Preston, Pamplona, Génova, Bilbao, Bratislava), informa o executivo famalicense.
Ana Grácio Pinto
Relacionadas
O "maior terminal rodoferroviário" da Península Ibérica vai abrir em 2020 em Vila Nova de Famalicão, resultado de um investimento privado de 35 milhões de euros que o Governo garantiu "complementar" com o programa nacional de investimentos. A obra será feita pela Medway, ao abrigo de um protocolo entre a autarquia de Famalicão, no distrito de Braga, a empresa e a Infraestruturas de Portugal, assinado hoje numa cerimónia no salão…