Centros de saúde e hospitais do Norte distribuiram 500 mil preservativos em 2018

Data:

Os centros de saúde e hospitais do Norte distribuíram gratuitamente 500 mil preservativos em 2018, enquanto medida de prevenção das infeções sexualmente transmissíveis e da gravidez não desejada, adiantou a Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte.

A propósito do Dia Internacional do Preservativo, uma iniciativa da AIDS Health Care Foundation que se celebra a 13 de fevereiro, a ARS Norte aproveita a data para informar sobre a importância do preservativo e alertar a população para o seu uso adequado, explicou, em comunicado.

Na nota, a ARS Norte recorda que em 2017, em Portugal, foram diagnosticados 1.068 novos casos de infeção pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH) e, destes, 99,6% tinham uma idade igual ou superior a 15 anos. Em 98,1% a transmissão ocorreu por via sexual.

Cerca de 23% dos indivíduos residiam na região Norte, à data em que foram notificados, acrescentou.

“Verificou-se que o concelho do Porto está entre os dez concelhos do país com taxas mais elevadas de diagnóstico de infeção por VIH nos últimos cinco anos (2013-2017), de acordo com a análise da epidemia por VIH efetuada no âmbito da iniciativa “Cidades na Via Rápida para acabar com a epidemia por VIH e Sida”, a que a cidade do Porto aderiu”, referiu.

Já de acordo com os dados nacionais do estudo “A saúde dos adolescentes portugueses após a recessão”, realizado no âmbito do Health Behaviour In-School Age Children, a ARS Norte ressalvou que 28% de adolescentes portugueses referem não ter utilizado o preservativo na última relação sexual e 6,1% não se lembram de o ter usado.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.