‘Ferreira Vintage Vinhas Velhas 2016’ é o primeiro Vinho do Porto da marca produzido a partir de uma rigorosa seleção de uvas provenientes de vinhas com mais de 50 anos. “Em ano de Vintage clássico, nasceu assim esta verdadeira obra de arte que encerra em si a grandiosidade e identidade do Douro, bem como a tradição centenária dos Vintages da Ferreira”, revele a Sogrape, grupo que detém a marca ‘Ferreira’.
Pela mão de Luís Sottomayor começou a ganhar forma no decorrer do profundo trabalho de requalificação das vinhas da Sogrape no Douro, realizado na última década. “Esta melhoria introduzida na vinha permitiu-nos atingir o desejado patamar de qualidade para avançarmos para esta referência superior de Ferreira que agora apresentamos pela primeira vez”, explica o enólogo, confessando ainda que “este processo já tinha em vista a criação de um vinho como este Vintage Vinhas Velhas”.
Produzido a partir de uvas provenientes de vinhas velhas das quintas da Sogrape no Douro, especialmente da Quinta do Porto – conhecida como uma das residências de Dona Antónia Adelaide Ferreira -, este super vintage assume um caráter distinto, com níveis de complexidade, cor e estrutura absolutamente excecionais, que lhe permite agora desempenhar o papel de protagonista no valioso património histórico de mais de 250 anos de Porto Ferreira, onde o tempo e a espera imperam.
Com uma edição limitada a 4.000 garrafas, Ferreira Vintage Vinhas Velhas 2016 vai encabeçar uma das mais ricas garrafeiras de Vinhos do Porto Vintage, a das Caves Ferreira, um lugar de culto, testemunho do extraordinário historial da marca, onde coabitam ‘pacientemente’ os melhores vinhos desde 1815.
Fundada em 1751 pelos Ferreira da Régua, a Ferreira é a única das grandes casas de Vinho do Porto que desde a sua fundação se manteve sempre em mãos portuguesas. Conheceu um especial protagonismo sob a liderança de Dona Antónia Adelaide Ferreira, figura icónica do Douro e do Vinho do Porto.
Adquirida em 1987 pela Sogrape, Ferreira tem conseguido aliar a modernização tecnológica ao respeito integral pelos métodos e práticas tradicionais na produção de Vinho do Porto de elevada qualidade.
‘Ferreira Vintage Vinhas Velhas 2016’ é uma “obra de arte”
