Sabe onde fica a Serra dos Moinhos?

Data:

Fomos conhecer a bonita Serra de Gavinhos ou, como é chamada pela população, Serra dos Moinhos.
A Serra de Gavinhos situa-se na freguesia de Figueira de Lorvão, concelho de Penacova. É o ex-libris da freguesia, motivo de orgulho das gentes destas terras. Para além da bonita paisagem para a Serra do Buçaco (a norte) e para a Serra da Aveleira (a Sudoeste), contém um complexo de moinhos de vento.

Os moinhos de vento fazem parte da cultura do concelho de Penacova. Há muitos anos representavam uma importante fonte de riqueza e subsistência da população.Neste complexo ainda há um moinho a funcionar, o moinho do sr. Lino, um dos últimos moleiros, que pode ser visitado caso o sr. Lino esteja a trabalhar aquando da vossa visita.Perto do local existe também um pequeno campo de futebol, mesas de piquenique, uma torneira, grelhadores, um bar aberto apenas aos fins de semana e um parque infantil. É assim um local onde podem passar uns agradáveis momentos em família ou com os amigos.

Não há em Portugal serra alguma com tanto moinho de ventos juntos!


Sobranceiros à bonita vila de Penacova, o conjunto de Moinhos de Gavinhos é um local especial, embora esteja parcialmente em abandono. Daqui o panorama pela zona envolvente é fantástico, na companhia de 14 moinhos de vento e de uma imagem do Imaculado Coração de Maria, como que a abençoar os ventos, a vila e o trabalho dos moinhos.
O conjunto de Moinhos de Gavinhos (Serra de Gavinhos) é um local especial, embora esteja parcialmente em e embora haja um placa a indicar que houve participação comunitária numa candidatura à sua recuperação, certamente insuficiente.
Daqui o panorama pela zona envolvente é fantástico, na companhia de 14 moinhos de vento e de uma imagem do Imaculado Coração de Maria, como que a abençoar os ventos, a vila e o trabalho dos moinhos.
Três destes Moinhos estão ainda em condições suficientes de funcionamento, contudo apenas um funciona hoje em dia, pela mão do único moleiro da aldeia de Gavinhos, moendo o milho, o trigo e o centeio, que durante tanto tempo abasteceu a região e distribuiu para muitas outras.

Vale a pena visitar o Moinho em funcionamento e observar o árduo trabalho do moleiro, e o toda a dinâmica da estrutura, numa arte que se quer mantida e preservada em tempos futuros.

ANTÓNIO FREITAS

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.