IRS: ‘Programa Regressar’ cria regime fiscal temporário mas há requisitos a cumprir

Data:

Os cidadãos que emigraram entre 2011 e 2015 e que regressem a Portugal em 2019 ou 2020 vão ter direito a um regime fiscal especial.
O ‘Programa Regressar’ foi criado pelo Governo para atrair pessoas que tenham emigrado de Portugal durante o período em que o país cumpriu o programa de ajuda financeira internacional.
Quem regresse, pagará IRS (Imposto Sobre o Rendimento de Pessoas Singulares) apenas sobre 50% dos rendimentos de trabalho, empresariais e profissionais.
O benefício é atribuído no ano em que o emigrante volte a ser residente fiscal em Portugal e nos quatro anos seguintes, mas esse regresso tem forçosamente que ocorrer em 2019 ou 2020.
Assim, durante cinco anos, os contribuinte portugueses que regressarem a Portugal em 2019 e 2020 não vão pagar IRS sobre metade dos seus rendimentos, independentemente do valor ou da atividade exercida.
O benefício consta do Orçamento de Estado para 2019, publicado em Diário da República, onde se lê que “são excluídos de tributação, 50% dos rendimentos do trabalho dependente e dos rendimentos empresariais e profissionais dos sujeitos passivos” que se tornaram residentes em 2019 ou 2020 e cumpram três requisitos:
– “Não tenham sido considerados residentes em território português em qualquer dos três anos anteriores”
– “Tenham sido residentes em território português antes de 31 de dezembro de 2015”
– “Tenham a sua situação tributária regularizada”
Não podem beneficiar deste benefício os emigrantes “que tenham solicitado a sua inscrição como residente não habitual”.
No debate no parlamento em novembro do ano passado, sobre o Orçamento de Estado para 2019, o ministro das Finanças defendia que “a medida que permite excluir de tributação 50 por cento dos rendimentos do trabalho auferido por quem já tenha tido residência fiscal em Portugal, é apenas uma das medidas do ‘Programa Regressar’”.
“A primeira de um conjunto de medidas que incentivará o seu regresso”, disse Mário Centeno.
O ‘Programa Regressar’ abrange tanto os portugueses como estrangeiros que viviam em Portugal e agora querem aqui viver de novo.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.