Antes da viagem, que acontece até 27 de janeiro, a primeira Imagem Peregrina de Fátima, datada de 1947, foi analisada e restaurada no Centro de Conservação e Restauro da Escola das Artes da Católica no Porto.
O Centro de Conservação e Restauro foi a entidade escolhida pelo Museu do Santuário de Fátima identificar os materiais que constituem o suporte e superfície da escultura e a caracterização das técnicas de construção utilizadas em 1947.
Durante 15 dias, “desenvolveu um estudo aprofundado que permitiu perceber a forma como José Ferreira Thedim criou a escultura”, informa uma nota divulgada pela Universidade Católica no Porto. A imagem foi criada por José Thedim segundo a descrição dada pela irmã Lúcia.
Numa primeira fase, os investigadores do Centro tentaram perceber o estado de conservação do suporte e detetar intervenções passadas de conservação ou restauro.
“De seguida – e de forma a estudar o número e a espessura das camadas de tinta, identificar pigmentos, vernizes e outros materiais utilizados na escultura – recolheram e analisaram micro-amostras com o auxílio de infravermelhos e de raios-x”, revela ainda.
“A fragilidade da base e a necessidade de estabilidade da escultura levaram a que fosse realizado um reforço estrutural, essencial tendo em conta a viagem de aproximadamente 8.000 quilómetros que a imagem fará, agora, até ao Panamá”, explicou Carla Felizardo, diretora do Centro de Conservação e Restauro.
Também ao cuidado do CCR da Escola das Artes esteve o andor que transporta a imagem em procissões, tendo este sido alvo de uma intervenção de conservação e restauro.
A primeira Imagem Peregrina de Fátima percorre todo o mundo desde 1947, tendo passado, em menos de 10 anos, pelos cinco continentes, sendo, talvez, a peça artística mais viajada do mundo.
Programa intenso no Panamá
A primeira Imagem Peregrina de Fátima chega hoje ao Panamá, para a Jornada Mundial da Juventude, agendada de 23 a 27 de janeiro com a presença do Papa Francisco.
Do programa da Imagem Peregrina Nº1 fazem parte ainda visitas a um hospital e a uma prisão.
Segundo uma nota divulgada pelo Santuário de Fátima, a chegada ao Panamá está prevista para hoje, pelas 19h05 (meia-noiteem Lisboa) ao Aeroporto Internacional de Tocumen, onde está agendada uma cerimónia de acolhimento. Pelas 21h locais a Imagem Peregrina será entronizada na Igreja de Lourdes, Carrasquilla.
A Imagem estará na missa da abertura do Parque da Juventude, presidida pelo Arcebispo do Panamá, Dom José Domingo Ulloa
No dia 23 de janeiro, a Imagem Peregrina estará no Centro Penitenciário em visita às reclusas. Durante a tarde, estão previstos vários momentos de oração na Tenda do Encontro, Parque da Juventude. Nessa noite está marcada uma procissão até à Igreja de Guadalupe.
Na manhã seguinte, a Imagem Peregrina estará no Estadio Maracaná, Chorrillo, onde estarão os jovens a participar nas catequeses agendadas. Nessa noite a Virgem irá em procissão à Igreja de San Francisco de la Caleta.
A 26 de janeiro, a Imagem Peregrina será levada para unto dos bispos e cardeais0n a Sede dos Atos Centrais. Segundo o programa, está previso que pelas 18h o Papa Francisco participe numa vigília de oração e encontro com os jovens, seguida de procissão.
Na tarde do domingo, 27 de janeiro, está agendada uma visita à Igreja do Santuario Nacional del Corazón de María, onde a Imagem será entronizada.
A segunda-feira, dia 28 de janeiro, começa com a presença da Virgem de Fátima no Hospital Oncológico Nacional. Ainda nesse dia a Imagem será entronizada na Igreja de Fátima del Chorrillo.
O último momento celebrativo desta jornada está marcado para as 16h de dia 29 de janeiro, no Aeropuerto Internacional de Tocumen, onde o padre Carlos Cabecinhas, reitor do Santuário de Fátima, irá presidir a uma missa de de despedida.
Ana Grácio Pinto