A Caves Santa Marta lançou no mercado uma nova marca de vinhos, a ‘Terras de Penaguião’.
A apresentação da nova marca da empresa vinícola aconteceu no dia 13 de janeiro, num evento que incluiu ainda a inauguração da exposição ‘Terras de Penaguião’.
As Caves Santa Marta, empresa com cinco décadas de história, situam-se no concelho de Santa Marta de Penaguião, no coração do Douro, a mais antiga região demarcada de vinhos no mundo.
Os vinhos das Caves Santa Marta resultam das melhores castas cultivadas em vinhas eleitas nas mais privilegiadas zonas do concelho.
Este concelho duriense, conhecido como as ‘Terras de Penaguião’, foi um dos primeiros a pertencer à primeira demarcação pombalina, decretada por alvará régio de 1756, para os bons vinhos de Feitoria.
Dois séculos depois, um grupo de viticultores, inconformados com a realidade da viticultura regional, fundam a Adega Cooperativa de Santa Marta, no ano de 1959.
No ano seguinte, são também criadas no concelho as adegas cooperativas da Cumieira e Medrões. Na década de setenta as três adegas juntam-se comercialmente para se fundirem definitivamente em 1987, dando origem às conhecidas Caves Santa Marta.
Estavam assim reunidas as condições para que esta empresa pudesse crescer e atingir um alto nível na qualidade dos seus vinhos, o que veio a acontecer.
Em 1998, a empresa vinícola Caves Santa Marta, foi a primeira cooperativa a conseguir um vintage, o Porto Vintage 1998.
Em 2001 foi considerada a Melhor Adega Cooperativa do Ano.
Caves Santa Marta lança o ‘Terras de Penaguião’
