O número de portugueses que adquiriram a nacionalidade britânica em 2017 é quase o dobro dos que o fizeram em 2016. Os dados são do Gov UK’, divulgados pelo Observatório da Emigração.
Em 2017, adquiriram a nacionalidade britânica 1.234 portugueses, segundo dados do ‘Gov UK’. “Aquele organismo do Reino Unido contabilizou um total de 123.115 aquisições de nacionalidade de estrangeiros, tendo os portugueses representado 1% desse total”, revela o Observatório da Emigração numa nota enviada ao ‘Mundo Português’.
Em relação a 2016, ano em que foi votado o Brexit, o número de portugueses que adquiriu a nacionalidade britânica praticamente duplicou, passando de 672, em 2016, para os 1.234, em 2017.
No primeiro trimestre de 2018, 616 portugueses a residir no Reino Unido adquiriram a nacionalidade britânica, praticamente tantos como em todo o ano de 2016.
“Quando analisamos os dados disponíveis por trimestre observa-se um constante aumento do número de portugueses que, desde o Brexit, adquiriram a nacionalidade britânica”, destaca o Observatório.
Um crescimento que “parece explicar-se, sobretudo, pelos receios induzidos pelo Brexit e pela redução de direitos associado ao estatuto de estrangeiro que daí poderá resultar”, finaliza a nota.
Aumenta no Reino Unido a aquisição da nacionalidade britânica por emigrantes portugueses
