Imagem Peregrina Nº1 no Panamá para a Jornada Mundial da Juventude

Data:

A Imagem Peregrina Nº1, do Santuário de Fátima, vai estar na Jornada Mundial da Juventude no Panamá, agendada de 23 a 27 de janeiro com a presença do Papa Francisco marcará presença. Do programa da Imagem Peregrina Nº1 fazem parte ainda visitas a um hospital e a uma prisão.

A Jornada Mundial da Juventude vai realizar-se na Cidade do Panamá, capital do Panamá, e decorre pela primeira vez na América Central. Tem como o tema ‘Eis aqui a escrava do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra”, escolhido pelo Papa Francisco.
O programa agora apresentado destaca momentos celebrativos, visitas a um hospital e a uma prisão, encontros com o clero e com o Papa Francisco.
Segundo uma nota divulgada pelo Santuário de Fátima, a chegada ao Panamá está prevista no dia 21 de janeiro, pelas 19h05 ( hora loca) ao Aeroporto Internacional de Tocumen, onde está agendada uma cerimónia de acolhimento. Pelas 21h a Imagem Peregrina será entronizada na Igreja de Lourdes, Carrasquilla.
A Imagem estará na missa da abertura do Parque da Juventude, presidida pelo Arcebispo do Panamá, Dom José Domingo Ulloa

Visita a reclusas e ao hospital oncológico

No dia 23 de janeiro, a Imagem Peregrina estará no Centro Penitenciário em visita às reclusas. Durante a tarde, estão previstos vários momentos de oração na Tenda do Encontro, Parque da Juventude. Nessa noite está marcada uma procissão até à Igreja de Guadalupe.
Na manhã seguinte, a Imagem Peregrina estará no Estadio Maracaná, Chorrillo, onde estarão os jovens a participar nas catequeses agendadas. Nessa noite a Virgem irá em procissão à Igreja de San Francisco de la Caleta.
A 26 de janeiro, a Imagem Peregrina será levada para a Sede dos Atos Centrais “para que os bispos e cardeais possam orar junto de Nossa Senhora”, informa o Santuário de Fátima. Segundo o programa, está previso que pelas 18h o Papa Francisco participe numa vigília de oração e encontro com os jovens, seguida de procissão.
Na tarde do domingo, 27 de janeiro, está agendada uma visita à Igreja do Santuario Nacional del Corazón de María, onde a Imagem será entronizada.
A segunda-feira, dia 28 de janeiro, começa com a presença da Virgem de Fátima no Hospital Oncológico Nacional. Ainda nesse dia a Imagem será entronizada na Igreja de Fátima del Chorrillo.
O último momento celebrativo desta jornada está marcado para as 16h de dia 29 de janeiro, no Aeropuerto Internacional de Tocumen, onde o padre Carlos Cabecinhas, reitor do Santuário de Fátima, irá presidir a uma missa de de despedida.

Mais de 200 mil inscritos para a Jornada

Na primeira fase de inscrições, a Jornada Mundial da Juventude contava já com mais de 210 mil inscritos, segundo dados oficiais da organização citados pelo Santuário de Fátima. O país com mais expressão é o Panamá com cerca de 33 mil inscritos. São 155 os países envolvidos até agora. Para auxiliar nas questões logísticas estarão ao serviço cerca de 37 mil voluntários.
Depois de mais de meio século de peregrinação, em que visitou 64 países dos vários continentes, alguns deles por diversas vezes, a Reitoria do Santuário de Fátima entendeu que a Imagem Peregrina Nº1 não deveria sair mais, a não ser por alguma circunstância extraordinária.
No dia 8 de dezembro de 2003, solenidade da Imaculada Conceição, a Imagem foi entronizada na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, tendo sido colocada numa coluna junto do altar-mor.
Mas a Imagem voltou a sair no dia 12 de maio de 2014, primeiramente para uma visita às comunidades religiosas contemplativas existentes em Portugal, que decorreu até ao dia 2 de fevereiro de 2015, e depois a todas as dioceses portuguesas, de 13 de maio de 2015 a 13 de maio de 2016.
Numa mensagem aos cristãos do Panamá o padre Carlos Cabecinhas falou da “muita alegria” que é enviar a “Imagem Peregrina mais importante” para a Jornada Mundial da Juventude.
“Esta Imagem Peregrina é única, é a primeira e a original, aquela que percorreu os vários continentes, aquela que deu várias vezes a volta ao mundo”, sublinhou, acrescentando que, desde 2003, “só muito excecionalmente, em ocasiões muito importantes é que sai” do Santuário de Fátima.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.