Os militares portugueses em missão na República Centro-Africana realizaram uma ação solidária no Complexo Escolar Saint Bernard de Menthon, em Bangui, na qual foram doados 1700 quilos de material escolar.
Segundo o Estado-Maior General das Forças Armadas (EMGFA), esta ação “permitiu responder às carências sentidas por cerca de 1200 alunos, com idades compreendidas entre os três e os 18 anos, dos quais 200 são órfãos”.
O material escolar reunido recolhido no âmbito de uma campanha de recolha realizada entre os dias 5 e 14 de novembro do ano passado e coordenada e apoiada pelo Regimento de Infantaria Nº 19, sediado em Chaves.
“Destacam-se as doações de material do Agrupamento de Escolas Júlio Martins, do Agrupamento de Escolas Fernão Magalhães e da empresa CONSUREMA, de consumíveis de escritório e papelaria, sediados na cidade de Chaves, do Agrupamento de Escolas de Vila Pouca de Aguiar, do Agrupamento de Escolas Gonçalo Nunes Barcelos, da Escola Básica António Fogaça, situados em Barcelos, assim como do Centro Social e Paroquial de Vilar de Perdizes, em Montalegre, que com determinação e forte espírito de solidariedade, que caracteriza os cidadãos portugueses, permitiu reunir esta quantidade muito significativa de material escolar”, sublinha uma nota divulgada pelo EMGFA.

A ação permitiu responder às carências de 1200 alunos, com idades compreendidas entre os três e os 18 anos, dos quais 200 são órfãos
Este projeto de solidariedade incluiu ainda contatos via Skype e trocas de correspondência entre as crianças dos dois países, contribuindo ainda para “um despertar muito assertivo para o interesse do ensino da língua portuguesa na República Centro-Africana”.
No dia 24 de dezembro, os militares do contingente português empenharam-se na separação do material em ‘kits’ escolares, que foram entregues às crianças no dia 7 de janeiro, “de acordo com o espírito de multinacionalidade que caracteriza esta missão e com o apoio das Forças Armadas Centro-Africanas”.
Ana Grácio Pinto