Aljezur vai investir 350 mil euros na requalificação do litoral

Data:

A Câmara de Aljezur vai comparticipar com mais de 350 mil euros as obras de requalificação do Portinho da Arrifana e a construção dos acessos pedonais à praia de Odeceixe, anunciou a autarquia.
As duas empreitadas, orçadas em mais de 800 mil euros e da responsabilidade da sociedade Polis Litoral Sudoeste, têm conclusão prevista até ao final deste ano, disse à agência Lusa José Gonçalves, o presidente da Câmara de Aljezur, no distrito de Faro.
“Neste momento estão a ser apreciadas as candidaturas para que as obras sejam adjudicadas e possam ser iniciadas”, indicou o autarca.
A empreitada de beneficiação e requalificação do Portinho da Arrifana, com um custo total de mais de 600 mil euros, prevê reparações do molhe de abrigo, a reconstrução da retenção marginal e da antiga rampa de varadouro, a reparação e repavimentação do cais sudoeste, construção das escadas no cais norte e a manutenção dos fundos da bacia do porto.
Segundo José Gonçalves, trata-se de uma obra, há muito reivindicada pela comunidade piscatória do Portinho da Arrifana, que vai dotar a estrutura de melhores condições de trabalho e de segurança, assegurando a autarquia uma verba de cerca de 150 mil euros, sendo os restantes 448 mil euros financiados pelo Programa Operacional Mar 2020”.
A empreitada para a construção dos acessos pedonais à praia de Odeceixe, compreende a construção de um passadiço para peões e pequenos arranjos paisagísticos entre os miradouros daquela zona balnear.
“É uma obra para garantir a circulação e segurança dos peões naquela zona balnear de grande afluência turística”, sublinhou o autarca.
De acordo com José Gonçalves, a obra será candidatada a financiamento comunitário, “mas até à conclusão do processo, a Câmara assegurou os 207 mil euros necessários para o avanço da obra”.
O protocolo que determina as bases de cooperação financeira entre a Polis Litoral Sudoeste e o Município de Aljezur para a realização das duas empreitadas, foi assinado no passado mês de dezembro.
Tutelada pelo Ministério do Ambiente, a sociedade Polis Litoral Sudoeste foi criada em 2009, com o objetivo de requalificar e valorizar a faixa litoral do Sudoeste Alentejano e da Costa Vicentina, entre os concelhos Sines e de Vila do Bispo, uma frente costeira com 150 quilómetros e uma área com 9.600 hectares, o equivalente a 10 mil campos de futebol.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.