Arte e património português está agora ‘online’ no Google Arts & Culture

Data:

Foi lançado hoje, numa cerimónia no Museu Nacional dos Coches (Picadeiro), o projeto ‘Portugal: Arte e Património’, uma parceria do Google Arts & Culture com o Ministério da Cultura, através da Direção-Geral do Património Cultural (DGPC).
A partir desta data ficam disponíveis na Internet, em página própria e com ligações diretas aos respetivos equipamentos, as coleções dos museus, palácios e monumentos nacionais tutelados pela DGPC, bem como exposições e visitas virtuais.
O projeto ‘Portugal Arte e Património’ é considerado um “cartão de visita” representativo do património nacional e permite disponibilizar para o mundo inteiro mais de 3.000 obras do património cultural português, mais de 80 exposições virtuais – mais de 60 exposições e 20 ’tours’ de realidade virtual) -, e ainda uma viagem pelos marcos históricos descritos no guia para turistas de Fernando Pessoa, em 1925, no Google Earth.
“Com o lançamento deste projeto, a DGPC oferece a qualquer interessado, em qualquer lugar do mundo, a possibilidade de enriquecer conhecimentos sobre as coleções dos espaços museológicos e dos monumentos nacionais por si tutelados”, informa este organismo numa nota de imprensa .
A nota da DGPC sublinha ainda que a ferramenta abre “um vastíssimo leque de oportunidades junto de públicos específicos, como a comunidade escolar, os seniores, ou mesmo os investigadores académicos, incentivando uma utilização à medida da vontade e necessidade de cada um”.
Integram este projeto o Mosteiro dos Jerónimos, Palácio Nacional da Ajuda, Museu Nacional de Arte Antiga, Museu Nacional dos Coches, Museu Nacional do Azulejo, o Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado e mais 16 monumentos e espaços museológios do país, entre os quais o Museu Nacional de Machado de Castro, o Palácio Nacional de Mafra, o Mosteiro da Batalha e a Torre de Belém.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.