Benfica em Guimarães com a tarefa mais difícil nos ‘quartos’ da Taça de Portugal

Data:

Os quatro primeiros classificados da I Liga de futebol procuram confirmar o favoritismo nos quartos de final da Taça de Portugal, em que o Benfica, recordista de títulos, se depara com a tarefa mais espinhosa, em Guimarães.

A equipa lisboeta, que ocupa o segundo lugar no campeonato, vai disputar na terça-feira o primeiro de dois encontros com o Vitória de Guimarães, quinto classificado, que reencontrará três dias mais tarde, para a 18.ª jornada da I Liga, ao qual até deverá atribuir maior importância, com vista ao desígnio de reconquistar o título nacional.

O Benfica, vencedor da Taça de Portugal em 26 ocasiões, substancialmente mais do que os rivais Sporting e FC Porto, ambos com 16 títulos conquistados, tenta alcançar a terceira vitória consecutiva desde que Bruno Lage substituiu – com rótulo de técnico provisório – o treinador Rui Vitória, após os triunfos sobre o Rio Ave (4-2) e o Santa Clara (2-0).

Os ‘encarnados’ não deverão poder contar com os avançados Jonas e Rafa, segundo e terceiro melhores marcadores da equipa, com seis e cinco golos, respetivamente, mas o treinador Bruno Lage até poderá poupar outros habituais titulares, num estádio onde o Benfica não perde desde 2012, tendo somado desde então seis vitórias e um empate.

O Sporting, quarto posicionado na I Liga e finalista vencido na época passada, também encontra no Feirense um adversário do escalão principal, mas, teoricamente, mais acessível, instalado no 16.º e antepenúltimo lugar do campeonato, sobre o qual recai o ‘ónus’ de apresentar um saldo de 13 derrotas e apenas um triunfo em 14 embates com os ‘leões’.

A equipa de Alvalade parece estar a perder ‘gás’, depois de um arranque encorajador sob o comando do treinador holandês Marcel Keizer, tendo sofrido nos últimos cinco jogos duas derrotas e um empate, no sábado, na receção ao FC Porto (0-0), que a manteve a distantes oito pontos da liderança do campeonato.

Ao campeão nacional, que cruzou a primeira volta do campeonato com vantagens confortáveis sobre os principais perseguidores, está reservada a tarefa menos complicada, no estádio do Leixões, único sobrevivente do escalão secundário, no qual ocupa o 11.º posto, onde procura manter-se na corrida pela conquista de um título que lhe escapa desde 2011.

O clássico com o Sporting provocou mais duas ‘baixas’ na equipa treinada por Sérgio Conceição, o defesa Maxi Pereira e o médio Danilo, que se juntaram aos lesionados Aboubakar e Otávio e podem contribuir para a estreia do regressado Pepe, recém-contratado ao Besiktas, ainda que o jogo de Alvalade também provocado estragos entre os sportinguistas, com a lesão de Bruno Gaspar.

O Desportivo das Aves continua a defender o título, o primeiro do clube, conquistado de forma surpreendente no ano passado, ao receber o Sporting de Braga, na expectativa de contrariar a tendência ditada pela classificação da I Liga, na qual os minhotos são quartos classificados e os avenses ocupam a 18.ª e última posição.

As meias-finais da Taça de Portugal, que se disputarão em duas mãos, já ficaram definidas durante o sorteio dos ‘quartos’ e poderão proporcionar um dérbi entre Benfica e Sporting, se os rivais lisboetas seguirem em frente, o que abre caminho a um confronto entre FC Porto e Sporting de Braga, caso confirmem o favoritismo na terça-feira.

Quartos de final:
Terça-feira, 15 janeiro:
Desp. Aves (I) – Sp. Braga (I), 18:00
Leixões (II) – FC Porto (I), 19:30
Vitória de Guimarães (I) – Benfica (I), 20:45
Quarta-feira, 16 janeiro:
Feirense (I) – Sporting (I), 20:45

Meias-finais:
1.ª mão (6 fevereiro):
V. Guimarães (I)/Benfica (I) – Feirense (I)/Sporting (I)
Leixões (II)/FC Porto (I) – Desp. Aves (I)/Sp. Braga (I)

2.ª mão (3 abril):
Feirense (I)/Sporting (I) – V. Guimarães (I)/Benfica (I)
Desp. Aves (I)/Sp. Braga (I) – Leixões (II)/FC Porto (I)

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.