Paraquedistas portugueses regressam a cidade centro-africana palco de confrontos

Data:

Os paraquedistas portugueses da 4ª Força Nacional Destacada, em missão na República Centro-Africana ao serviço da Organização das Nações Unidas, regressaram novamente a Bambari, cidade no setor centro do país, a 400 quilímetros da capital, Bangui.
“Pela primeira vez neste teatro de operações, o contingente português está a utilizar as viaturas blindadas de rodas PANDUR, projetadas recentemente pelo Exército para a República Centro-Africana”, informa o Estado-Maior general das Forças Armadas (EMGFA).
É a primeira vez que este tipo de viaturas são utilizadas pelo Exército português numa operações em África. Egundo o EMGFA, estes veículos militares proporcionam “uma maior proteção à força e maior versatilidade na condução das exigentes operações com que os militares portugueses se têm deparado constantemente no terreno”.
No início de novembro do ano passado, os paraquedistas portugueses tiveram de proteger a população civil de Bambari, cidade que “tem sido palco de violentos e longos combates em ambiente urbano entre grupos fortemente armados e os paraquedistas portugueses, dos quais resultou um ferido ligeiro entre os militares portugueses”, lembra a nota do EMGFA.

Durante as operações de manutenção de paz o contingente de capacetes azuis portugueses sofreu por diversas vezes emboscadas e bloqueio de passagens, consequência da demonstração de força dos grupos armados contra a presença de capacetes azuis na região.
A missão das tropas especiais de paraquedistas portugueses em Bambari terá como prioridade a proteção e a segurança de civis inocentes na região, que têm sido diretamente atingidos pelos confrontos interétnicos entre os diferentes grupos armados presentes na cidade.
Os grupos armados disputam entre si recursos e a cobrança ilegal de impostos à população, ameaçando atualmente a estabilidade, a segurança e a liberdade de circulação, com impacto direto no exercício pleno do estado de direito por parte das instituições governamentais.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.