Inaugurado em 2013, o Aquário dos Bacalhaus do Museu Marítimo de Ílhavo (MMI) celebra nos dias 12 e 13 de janeiro, o seu sexto aniversário.
Inserido no percurso expositivo do Museu Marítimo, o Aquário dos Bacalhaus “completa o discurso histórico e memorial da ‘faina maior’ oferecendo ao público uma experiência de conhecimento e lazer, através de uma atraente exposição de património biológico dedicado à espécie Gadus morhua, o bacalhau do Atlântico, considerado ‘o nosso bacalhau’, aquele que os portugueses pescam e consomem há vários séculos”, destaca o MMI, numa ota enviada ao ‘mundo Portugues’.
O Museu Marítimo preparou uma programação comemorativa que inclui uma aula de musicomeditativa, oficinas para famílias e uma tertúlia. Como ponto alto do aniversário, acontece a inauguração de uma exposição fotográfica e o lançamentod e um livro e de dois concursos – o Prémio de Estudos em Cultura do Mar Octávio Lixa Filgueiras e o 5º Concurso Modelismo Náutico que se prolonga até 2020.
A oficina ‘Ah! Pêxe, pêxe, pêxe!’ (às 11h), para famílias com crianças maiores de quatro anos e a tertúlia ‘Objetos que falam’ (às 15h) são algumas das atividades que vão acontecer a 12 de janeiro.
Nesse mesmo dia, às 16h, realiza-se a sessão comemorativa do sexto aniversário do Aquário dos Bacalhaus, com a inauguração da exposição ‘O ouro malhado da Islândia’, de Pepe Brix e o lançamento do livro ‘Peixes de Portugal’, de Maria José Costa com ilustração de Pedro Salgado e fotografia de Emanuel Gonçalves.
No dia 13, domingo, das14 às 18h, decorre o dia aberto no Museu Marítimo de Ílhavo e no Navio-Museu Santo André, com entrada gratuita.
Em 2018, o Museu Marítimo de Ílhavo recebeu “o maior número de visitantes da sua história, superando o anterior recorde de públicos do museu, alcançado em 2017”, revela a autarquia ilhavense.
De janeiro a dezembro, do ano passado, foram 87.557 os visitantes do MMI, colonado-o entre os museus mais visitados do país.
Aberto em agosto de 1937, e criado pela Câmara Municipal de Ílhavo, o MMI é um lugar de memória que começou por assumir uma vocação etnográfica e regional.
Em 2001 foi renovado e ampliado, passando para um moderno edifício projetado pelo gabinete ARX Portugal. Nesse mesmo ano passou a contar com o navio-museu Santo André, antigo arrastão bacalhoeiro. O Aquário dos Bacalhaus foi criado em 2013
Museu Marítimo de Ílhavo celebra seis anos do Aquário dos Bacalhaus
Data: