Museu Marítimo de Ílhavo celebra seis anos do Aquário dos Bacalhaus

Data:

Inaugurado em 2013, o Aquário dos Bacalhaus do Museu Marítimo de Ílhavo (MMI) celebra nos dias 12 e 13 de janeiro, o seu sexto aniversário.
Inserido no percurso expositivo do Museu Marítimo, o Aquário dos Bacalhaus “completa o discurso histórico e memorial da ‘faina maior’ oferecendo ao público uma experiência de conhecimento e lazer, através de uma atraente exposição de património biológico dedicado à espécie Gadus morhua, o bacalhau do Atlântico, considerado ‘o nosso bacalhau’, aquele que os portugueses pescam e consomem há vários séculos”, destaca o MMI, numa ota enviada ao ‘mundo Portugues’.
O Museu Marítimo preparou uma programação comemorativa que inclui uma aula de musicomeditativa, oficinas para famílias e uma tertúlia. Como ponto alto do aniversário, acontece a inauguração de uma exposição fotográfica e o lançamentod e um livro e de dois concursos – o Prémio de Estudos em Cultura do Mar Octávio Lixa Filgueiras e o 5º Concurso Modelismo Náutico que se prolonga até 2020.
A oficina ‘Ah! Pêxe, pêxe, pêxe!’ (às 11h), para famílias com crianças maiores de quatro anos e a tertúlia ‘Objetos que falam’ (às 15h) são algumas das atividades que vão acontecer a 12 de janeiro.
Nesse mesmo dia, às 16h, realiza-se a sessão comemorativa do sexto aniversário do Aquário dos Bacalhaus, com a inauguração da exposição ‘O ouro malhado da Islândia’, de Pepe Brix e o lançamento do livro ‘Peixes de Portugal’, de Maria José Costa com ilustração de Pedro Salgado e fotografia de Emanuel Gonçalves.
No dia 13, domingo, das14 às 18h, decorre o dia aberto no Museu Marítimo de Ílhavo e no Navio-Museu Santo André, com entrada gratuita.
Museu Marítimo de ÍlhavoEm 2018, o Museu Marítimo de Ílhavo recebeu “o maior número de visitantes da sua história, superando o anterior recorde de públicos do museu, alcançado em 2017”, revela a autarquia ilhavense.
De janeiro a dezembro, do ano passado, foram 87.557 os visitantes do MMI, colonado-o entre os museus mais visitados do país.
Aberto em agosto de 1937, e criado pela Câmara Municipal de Ílhavo, o MMI é um lugar de memória que começou por assumir uma vocação etnográfica e regional.
Em 2001 foi renovado e ampliado, passando para um moderno edifício projetado pelo gabinete ARX Portugal. Nesse mesmo ano passou a contar com o navio-museu Santo André, antigo arrastão bacalhoeiro. O Aquário dos Bacalhaus foi criado em 2013

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.