Cerveja portuguesa Quinas entra em 450 lojas da África do Sul

Data:

A cerveja Quinas vai passar a estar disponível em 450 pontos de venda na África do Sul a partir do final de janeiro, endereçando um mercado onde existe “uma comunidade significativa de portugueses”, referiu a responsável de marketing da empresa, Maria João Pereira.

A entrada no mercado africano será feita através de um acordo de distribuição com a Model Liquor Distributors, sediada em Meyerton, a 15 quilómetros de Vereeniging, onde existem vários restaurantes portugueses.

“O contacto com o mercado surgiu a partir da nossa presença na feira Taste of Portugal 2030 em Joanesburgo, em 2018, onde tivemos a oportunidade de contactar tanto com distribuidores como com proprietários de várias cadeias”, revelou Maria João Pereira, garantindo que a cerveja teve “uma ótima aceitação” no evento.

Após a entrada em 450 pontos de venda na fase inicial, a Quinas identifica os restaurantes portugueses como “uma prioridade”, mas tem em vista uma expansão mais rápida através da maior cadeia de supermercados da África do Sul, a ShopRite. Se as negociações que estão em curso forem bem sucedidas, a cerveja portuguesa terá acesso a mais 1800 pontos de venda desta cadeia.

A responsável de marketing considera por isso que o país africano “pode ter uma dimensão significativa para a marca”, devido ao “consumo de cerveja elevado” e à presença de uma forte comunidade portuguesa. Os dados do Observatório da Imigração da última década apontam para cerca de 200 mil portugueses e lusodescendentes.

Tal como nos outros mercados internacionais para onde a Quinas está a expandir-se, nomeadamente Estados Unidos, a diáspora portuguesa é “a motivação” dos investimentos estratégicos. “O nosso foco é sempre levar uma cerveja portuguesa a todos os portugueses pelo mundo fora”, indicou Maria João Pereira.

A entrada neste mercado acontece depois da expansão para São Tomé e Príncipe, França e EUA. Segundo as contas da empresa, “a cerveja é a bebida mais popular” da África do Sul, que representa 34% do mercado global no continente africano. A cerveja é “preferida por 54% da população” sul-africana, diz a empresa, referindo que o consumo desta bebida alcóolica é mais elevado no país que no resto de África.

A Quinas foi apresentada no início de 2018 pelo grupo Domus Capital e tem como objetivo ser “a terceira marca nacional”.

Também em janeiro é oficializada a entrada nos Estados Unidos, com distribuição assegurada na Califórnia, Nova Jersey, Massachusetts, Rhode Island, Connecticut e Pensilvânia.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.