Casa de Portugal em Paris acolhe os Estados Gerais da Lusodescendência

Data:

A Cap Magellan organiza a 26 e 27 de janeiro a segunda edição dos Estados Gerais da Lusodescendência, na Casa de Portugal da Cidade Universitária de Paris.
A primeira edição do encontro decorreu em janeiro de 2017 e culminou com a assinatura de uma carta de compromisso por parte das estruturas presentes em prol de uma campanha de cidadania abordando vários temas como a participação cívica, o recensamento eleitoral e a promoção da língua portuguesa, recorda a Cap Magellan num comunicado enviado ao ‘Mundo Português’.
“Este encontro único reuniu as diferentes realidades dos lusodescendantes, lusófonos e lusófilos, dirigentes associativos, professores, estudantes, empresários, responsáveis políticos e oficiais, com o objetivo de criar uma rede capaz de promover a divulgação da língua portuguesa, reforçar a participação cidadã, dar a conhecer e divulgar a cultura através dos intercâmbios, do turismo sustentável e dos investimentos”, explica a associação fundada em novembro de 1991 e composta maioritariamente por jovens franceses, lusodescendentes ou lusófonos.
Do priemrio encontro participaram 185 estruturas associativas e representantes do corpo docente da França, mas também de Portugal, Luxemburgo e Bélgica, que deram origem à ‘Rede dos Estados Gerais da Lusodescendência’, iniciativa que tem previstos os lancamentos de várias campanhas nacionais, a primeira das quais deverá estar relacionada com a promoção da língua portuguesa.
O formato desta segunda edição manter-se-à idêntico ao da primeira e inclui um clóquio e reflexão com assinatura de carta de compromisso em prol da promoção da língua portuguesa em França.
Está ainda agendada uma “animação musical intimista e privada com artistas convidados de Portugal, exclusivamente para a rede dos Estados Gerais da lusodescendência e para os parceiros do evento”, lê-se no comunicado.

Ana Grácio Pinto

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.