Dia de Reis com “Cantos de Janeiras” no centro histórico e bairros de Évora

Data:

Os “Cantos de Janeiras” vão “ecoar” pela cidade de Évora no Dia de Reis, no domingo, com atuações de 18 grupos corais, polifónicos e instrumentais do concelho e da Banda Filarmónica “Liberalitas Julia”.

A iniciativa é organizada pelo município, pelas uniões das Freguesias de Évora (Centro Histórico), de Bacelo e Senhora da Saúde, da Malagueira e Horta das Figueiras e pela Junta de Freguesia de Canaviais.

O evento, intitulado “Cantos de Janeiras”, inclui a interpretação de canções e músicas tradicionais da quadra natalícia e do Dia de Reis e, este ano, é protagonizado por 18 grupos corais, polifónicos e instrumentais e pela Banda Filarmónica “Liberalitas Julia”, explicou a organização.

As atuações arrancam às 16:00, em nove bairros da cidade: Horta das Figueiras, Vista Alegre e nos bairros de Almeirim, das Corunheiras, da Câmara, dos Canaviais, das Espadas, Frei Aleixo, das Nogueiras.

Segundo os organizadores, depois, os espetáculos prosseguem às 17:30, na Quinta da Soeira, Louredo, Urbanização dos Moinhos e nos bairros de Santa Maria, António Sérgio e Santo António.

A iniciativa engloba igualmente, à mesma hora, arruadas pelo centro histórico da cidade alentejana, classificado como Património Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

O culminar dos “Cantos de Janeiras” está marcado para as 19:00, na Praça do Sertório, para onde vão confluir todos os grupos envolvidos na edição deste ano e que vai ser “palco” da atuação final.

“Como manda a tradição, o convívio com a população está assegurado com ‘comes e bebes’ variados em ambiente aquecido pelo característico lume de chão”, realçou a organização.

De entre os grupos participantes na edição deste ano constam as Cantadeiras de S. Miguel de Machede, Cantadores os Marchantes, Cantadeiras da ARPIFSS, Grupo Cantares de Évora, Coral Évora, Coro Polifónico Eborae Mvsica, CORUÉ – Coro da Universidade de Évora ou Grupo de Cantares Alentejanos da Casa do Povo de Nossa Senhora de Machede.

Grupo de Cantares Regionais Vozes do Alentejo, Grupo Coral da AHRIE, Grupo Coral Alentejo a Cantar, Grupo Coral da A.R.P.I.F.H.F., Grupo Coral e Instrumental Vozes dos Canaviais, Grupo Coral de São Brás do Regedouro e Grupo Coral do Centro de Convívio da CME são outros dos participantes.

O “leque” de intervenientes fica completo com o Grupo Instrumental de Acordeões da ARPIC, Tertúlia do Cante Alentejano em Évora, Vozes do Imaginário e a Banda Filarmónica “Liberalitas Julia”.

Cantos de Janeiras

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.